TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de aprendizagem motora

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de aprendizagem motora

Alterações Fisiológicas em Adultos

Durante alguns anos a expectativa de vida média do ser humano obteve um aumento na saúde, redução de doenças e o que fez isto foram às mudanças no estilo de vida que resultaram em grandes aumentos na media de anos dos homens e mulheres. O resultado esta diante os nossos olhos, os idosos estão presentes na população geral.

Como observamos do ano de 1990 a 2020 foi feito uma comparação estimativa, observamos que em 1990 o percentual de vida na media entre homens e mulheres seriam: um aumento de 18,67% para mulheres e 12,56% para homens já em 2020 mulheres obtiveram um percentual bem maior, teve um aumento considerável, a média das mulheres subiram para 30,19% e a dos homens foram para 23,54%, isso tudo ocorreu graças aos avanços tecnológicos da medicina e também devemos ressaltar os comportamentos na melhoria em relação ao estilo de vida, mas como podemos ver nesse capitulo 19 foi uma estimativa de 1990 a 2020 que a idade media dos adultos passaram dos 65 anos de idade. De acordo com capítulos anteriores, essas áreas não são mutuamente exclusivas, são inter-relacionadas. As relações ficam evidentes quando o individuo mais velho compensa uma declaração de seu tempo de reação, relacionada à idade, usando estratégias cognitivas diferentes para realizar uma tarefa. De acordo com o inicio do capitulo, durante a idade adulta, alterações nos sistemas fisiológicos podem influenciar o desempenho motor e podem representar um mecanismo do processo de envelhecimento.

Os idosos experimentam declínios em sua auto-estima, a medida que alterações na força muscular acontecem, relacionadas a idade, começam a limitar suas habilidades para desempenhar habilidades funcionais da vida diária. Algumas das medidas que nos avançamos através da idade adulta, aspectos das áreas motora, cognitiva e afetiva interagem para afetar o comportamento motor. Nos podemos afirmar  também que os indivíduos experimentam uma melhora continua desde a infância ate a adolescência e também uma estabilização durante o inicio da idade adulta, obteve também um declínio muito maior durante a velhice.

Na idade adulta, algumas funções seguem o padrão geral, porem outras características não demonstram sinais de deterioração e algumas outras mostram um melhoramento continuo.

Segundo Spirduso e McRae (1990) chamam a atenção para o fato de que a variação no desempenho motor de adultos aumentam a cada década de vida.

O comportamento motor depende da interação de algumas variáveis: natureza da tarefa, condições ambientais e características cognitivas, afetivas e psicomotoras do individuo. A natureza de uma tarefa envolve elementos como grau de dificuldade, duração e necessidade de velocidade ou precisão. Um idoso, cuja visão tenha enfraquecido, pode não ser capaz de desempenhar uma tarefa especifica com êxito, caso ela envolva velocidade. Se não houver exigências de tempo o individuo pode completar a tarefa com um alto grau de êxito.

Embora muitas alterações relacionadas a idade reflitam tendências gerias, as características individuais desempenham um papel importante para determinar se uma pessoa segue essas tendências.

Exemplos das condições ambientais que podem influenciar o comportamento motor incluímos a temperatura do aposento, a iluminação. Um idoso com problemas circulatórios relacionados a idade, vai sentir-se bastante desconfortável em uma sala fria. A rigidez do corpo poderiam limitar a habilidade da pessoa para completar as tarefas exigidas. O comportamento motor pertence ao estado do individuo. A área cognitiva, e a habilidade de compreender as instruções praticas é vital para a conclusão de uma tarefa bem sucedida.

Como características individuais, exigências da tarefa e circunstancias ambientais são fatores importantes na determinação do nível de sucesso experimentado pelo adulto no desempenho de uma tarefa motora,

Ao analisarmos vários aspectos do desempenho motor nos anos de idade adulta, alguns princípios por exemplo: a maturidade ou o êxito do desempenho de uma tarefa motora é especifica da tarefa.

As exigências de uma tarefa particular requerem que um individuo use um sistema fisiológico que esteja em declínio, o desempenho pode causar efeito contrario. As exigências da tarefa requerem uso de sistemas fisiológicos que estejam saudáveis, nenhuma limitação fisiológica impedira o individuo desempenhar a tarefa com êxito. Os fatores limitadores podem prejudicar o desempenho da tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com