TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Prática em Geografia

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Curso de Licenciatura em Geografia

Tutora: Juliana Ferreira Romeiro

Disciplina: Teoria e Prática em Geografia I

Aluno: Edmilson de Andrade Silva – Matricula 16212140138

PLANO DE AULA

Ano: 7° ano do Ensino Fundamental

Tempo: 2 Tempos (50min cada)

Tema: Construção e apropriação do Espaço Geográfico

Recursos:

Lousa, marcador de quadro, computador, data show.

Justificativa:

A disciplina de Geografia tem grande importância, que vai muito além da questão intelectual, fazendo com o professor de geografia não seja um mero transmissor, mas um verdadeiro educador para levar seus alunos a ter uma compreensão do mundo atual e suas transformações.

Diante do exposto, entender o Espaço Geográfico como resultado da interconexão da natureza com a sociedade e os processos envolvidos nessa relação em seus mais variados aspectos, é fundamental para que alcancem a visão do mundo.

Nos dias atuais fala-se muito a respeito de questões ambientais, que são diretamente oriundas da relação aqui tratada, mas o assunto vai além e envolve muitos outros fatores que sempre culminam em questões sociais, portanto o assunto se apresenta como atual e de grande valia para compreender como a humanidade tem se relacionado com o meio e suas implicações cotidianas e futuras.

Objetivos:

1 – Conceituar Lugar, Paisagem, Território e Espaço Geográfico;

2 – Compreender as relações da Sociedade com o Espaço;

3 – Identificar as variadas formas e ritmos de apropriação da natureza.

Desenvolvimento:

1° Parte: A fim de introduzir o aprendizado, apresentar suscintamente de formar oral os conceitos de Lugar, Paisagem, Território e Espaço Geográfico.

2° Parte: No segundo momento dividir a turma em grupos de quatro a cinco alunos e projetar a imagem abaixo, usando data show, para que em grupo identifiquem, discutam e apresentem de forma escrita as diferenças entre as ilustrações.

[pic 2]

Fonte: http://geografandofuturo.blogspot.com.br/2015/04/espaco-geografico.html

3° Parte: A partir desse momento, explicar o porquê das diferenças, como cada grupo social interage e transforma o meio em que habita, de que forma isso reflete na natureza e os resultados nas relações sociais.

4° Parte: Associar o conceito de Espaço Geográfico a temporalidade, ou seja, a variação dos objetos contidos no espaço ao longo do tempo, construção e reconstrução dos objetos e alterações dos processos naturais.

Apresentar um vídeo (animação) fechando a primeira etapa, mostrando como a ação antrópica tem desencadeado uma série de transformações negativas na natureza. https://www.youtube.com/watch?v=wcBwFCVC1R0 - A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodeia ...Um vídeo muito comovente.

5° Parte: Na segunda etapa, novamente dividir os alunos em grupos de quatro a cinco alunos e apresentar as imagens abaixo, com o seguinte questionamento: Os diferentes grupos sociais se apropriam e se relacionam com o seu habitat. Solicitar que apresentem verbalmente suas visões das diferentes formas de ocupação.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

6° Parte: Explanar o porquê das diferentes formas de ocupação, apresentando a ideia principal de que o homem humaniza a natureza e o espaço produzido terá a forma dessa sociedade, e a capacidade de transformação está relacionada diretamente ao nível de conhecimento técnico de cada grupo ao longo do tempo.

7° Parte: Apresentar aos alunos a forma como cada grupo social explora os recursos naturais, o atual modelo de capitalismo e consumo de massa, e a capacidade de renovação da natureza, introduzindo o conhecimento do ritmo da natureza e ritmo da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (311.5 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com