TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Método da Geografia I

Por:   •  17/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo

Teoria e Método da Geografia I

Professora Dra. Larissa Bombardi

Alex Calixto                     n° USP 10416486

Layla Araújo                    n° USP 10272802

Marcus Vinicius              n° USP 10272903

São Paulo, 24 de Agosto de 2017

  1. Estabelecera relação existente entre o texto do Boaventura (p. 40 - p. 59 e o filme “ O Ponto de Mutação”, especialmente sobre: o pensamento a partir de leis; o(s) paradigama(s); a crise dos paradigmas (Identificar trechos do texto que elucidem a relação feita).

No filme "Ponto de Mutação" de Bernt Capra, a cientista Sônia discorre sobre o modo de produção científica, os modelos que se baseiam, e os paradigmas que acarretam. Assim como no longa metragem, Boanventura em seu texto fala sobre os problemas do "fazer ciência" nos tempos modernos.

Comom problematiza Boaventura: "nunca houve tantos cientistas-filósofos como actualmente, e isso não se deve a uma evolução do interesse intelectual"(pág 50). Esse novo tipo de cientista mais crítico sobre o fazer ciência é explorado no filme, a medida que, a personagem em diversos pontos refuta os caminhos que a prática leva os pensadores a trilhar. Ainda referente ao trecho transcrito,a "evolução" se dá por vários fatores externos que não a arbitrariedade do cientista, a mudança faz-se necessária por conta do "atrofiamento" do fazer científico que acaba impedindo a progressão do conhecimento já que, para o avanço de tal conhecimento, é preciso que o pesquisador desvencilhe-se  dos modos praticados até então no campo acadêmico.

Logo no início do longa, nos é introduzido os paradigmas newtoniano-cartesiano, com a alegoria do relógio mecânico e as diversas partes matematicamente engenhadas que o compõe.Com o seguimento da discussão, o assunto é retomado, com ênfase na visão cartesiana da ciência, no exemplo do estudo de uma árvore que ao ser analisada por suas diversas e minúsculas partes, perde parte dos caráteres e deixa de ser "árvore" para ser um conglomerado de partes.Boaventura também debate sobre o pensamento à partir de leis, e usa como exemplo a matemática, para contextualizar o porque de estar tornando-se obsoleta tal visão no mundo acadêmico:"o rigor científico, por que criado no rigor matemático, é um rigor que quantifica e que, ao quantificar, desqualifica, um rigor que, ao objectivar os fenômenos, os objectualiza e os degrada, que, ao caracterizar os fenômenos, os caracturiza"(pág 54).

  1. Estabelecer um paralelo entre o conceito de ideologia total/visão social de mundo abordado por Löwy (p. 7-14) e o texto de José de Souza Martins. (Identificar trechos em ambos os textos que elucidem a reflexão feita).

Em muitos casos, ideologia total e visão social de mundo podem ser as mesmas coisas. Muitas vezes, a ideologia pode também ser utópica além de meramente ideológica (o Iluminismo, segundo Löwy, é um exemplo).  A sociedade descrita no texto de José de Souza Martins é um bom exemplo da visão social de mundo na sociedade capitalista, na qual tornar-se o Tio Patinhas é a ideologia total de seus integrantes. Como diz Löwy: “ao contrário do que pretende o positivismo em suas múltiplas variantes, todo conhecimento e interpretação da realidade social estão ligados, direta ou indiretamente, a uma das grandes visões sociais de mundo, a uma perspectiva global socialmente condicionada”.

Esse conceito é levado ao extremo no texto crítico de JS Martins. Todas as relações familiares de Tio Patinhas são descritas exclusivamente através da herança que eles receberiam no caso de falecimento de seu patriarca: “Os vínculos familiares mais constantemente presentes não são de parentesco por consanguinidade ou afinidade, mas são vínculos dominados pela linha de herança das riquezas. Entre um parente e outro interpõem-se os bens tidos ou esperados. Estão juntos porque a riqueza foi acumulada, foi juntada.”. Os personagens do desenho animado representam papéis sociais ocupados por diferentes grupos na sociedade capitalista. Patinhas é o homem rico, bem sucedido que aparece em todos os holofotes. Os Irmãos Metralha são a comunidade marginalizada cujo objetivo é apropriar-se diretamente dos bens e não das fontes de riqueza (segundo JS Martins).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com