TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia: nível, objetivo, teodolito, tripé, nível de ângulo, parafusos de escalada, estação comum

Abstract: Topografia: nível, objetivo, teodolito, tripé, nível de ângulo, parafusos de escalada, estação comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  Abstract  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Para darmos introdução à aula teórica e em seguida, aula prática virmos às matérias: Nível, mira, teodolito, tripé, nível de cantoneira, parafusos escalantes, estação total.

Aprendemos como manusear, como retirar e guardar, os objetos com cuidado, aprendemos na teoria como funciona cada aparelho.

Nível: O que é mais usado em paisagismo, que tem a função de dar distâncias e tirar a medida de altura dos dois pontos (verticais). O nível é colocado em cima do tripé, que tem base triangular (sempre).Os parafusos calantes são para nivelar. Os gabinetes são para guardar os aparelhos.

A mira é usada para sabemos às medidas, que é vista através do nível. Recebemos uma caderneta onde iriamos preencher com as medidas dos pontos marcados em vários locais da escola.

Manusearmos os instrumentos, montamos o tripé, alinhamos a mira, o posso aferido, manuseamos o nível e nivelarmos. Depois colocamos todos os pontos, tais como: ponto visado, fio superior, fio inferior, fio médio. E a cada aula ligamos os pontos e fecharmos a poligonal.

DESENVOLVIMENTO

NÍVEL:

Instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência para calcular os desníveis entre pontos.

MIRA:

Instrumento usado para medir a distância vertical de um ponto até

O plano horizontal do nível. A mira constitui parte integrante do instrumento usado em nivelamento de precisão. Possibilitar que sejam determinadas, diretamente, do aparelho, com auxílio dos fios estadimétricos do retículo da luneta, as alturas de visadas aos pontos topográficos. operações desnivelamento, são graduadas em centímetros aparecendo os números arábicos representando os decímetros e os pontos vermelhos indicando altura de leitura correspondente ao número em metros. As miras podem apresentar graduações direta ou invertida. De preferência, a mira de graduação direta deve ser usada, quando o aparelho empregado for de luneta terrestre; e a de graduação invertida quando a luneta for astronómica, fornecendo, portanto, imagem inversa do objeto visado. Em nivelamento, deve-se proceder à leitura na mira tendo-se, como referência, o fio médio horizontal que aparece projetado sobre a imagem da mira colocada, verticalmente, no ponto topográfico a ser nivelado.

NÍVEL DE CANTONEIRA:

Instrumento utilizado para detectar a vertical de outro instrumento. Pode ser adaptada numa baliza ou mira.

TRIPÈ:

Instrumento utilizado para a sustentação de outros instrumentos como teodolitos, estações totais, baliza, níveis, e bastão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com