TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyotismo Atividade de Grupo o “Milagre japonês”

Por:   •  22/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de grupo o “Milagre japonês” - Isabel Lucena, Daniela Silva, Diogo Caetano e Ivo Grilo 12ºD

Introdução:

O toyotismo é um sistema produtivo desenvolvido há algumas décadas, no Japão, com foco na qualidade e na redução de desperdícios nas empresas. Estabelecido no contexto pós segunda guerra mundial, quando a economia japonesa estava em colapso, as suas diretrizes contribuíram de modo decisivo para a recuperação japonesa, este sistema ultrapassou as fronteiras do país e tornou-se uma referência para a economia mundial.

O que é o toyotismo?

O toyotismo é um modelo produtivo que preza pela flexibilização do fabrico, economia de recursos e pela produção. Foi desenvolvido pelos engenheiros Taiichi Ohno, Shigeo Shingo e Eiji Toyoda para a Toyota, a famosa fábrica japonesa de automóveis. Devido à sua efetividade, o modelo expandiu-se e é utilizado em diferentes segmentos fabris à escala global. Por ele, a produção nas fábricas é feita de acordo com o pedido.  Assim, a compra de matérias-primas e a sua manufatura só serão ativas após a efetiva sinalização de venda de determinado produto. A implementação deste novo sistema possibilitava às empresas economizar o armazenamento de matérias-primas, bem como de mercadorias. Como resultado, havia um aumento significativo da produtividade dos colaboradores, já que o desperdício, o tempo de espera, a produção em excesso e os problemas enfrentados na área dos transportes diminuíram. Fabricando apenas aquilo que será vendido, as indústrias compram com mais assertividade e evitam, assim desperdícios de diversos tipos. Produzindo somente o que deve ser feito, diminui a possibilidade de erros, além de reduzir consideravelmente a necessidade de espaço físico para stock.

Slide “aspeto positivo”:

Mão de obra Qualificada:

A automatização dentro da Toyota contribuiu de forma significativa, para a redução de custos principalmente no que diz respeito à mão de obra. Durante este processo, os colaboradores ficaram mais qualificados, realizando as suas atividades em equipas de trabalho lideradas por profissionais qualificados. Com isto, estes mesmos profissionais, tiveram como uma das suas principais responsabilidades a implementação de processos de inspeção de qualidade, tendo como função acompanhar o processo produtivo do início ao fim.

Slide “aspeto negativo”:

Apesar de ser bastante famoso, este modelo de produção apresenta alguns aspetos negativos. Um exemplo deles seria o ênfase na eficiência.  O toyotismo valoriza a eficiência em detrimento de outas considerações, como o bem-estar dos funcionários ou até mesmo o impacto ambiental.

Slide “influência do toyotismo”:

Atualmente os olhos da indústria japonesa estão mais voltados para tecnologias de produção em vez das de consumo, apostando sempre na inovação para superar adversidades. Cada vez mais a implementação da inteligência artificial no processo produtivo é visível e é um dos grandes projetos do japão com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir os custos. O método just in time, por exemplo, é só o mais famoso de uma serie de esquematizações e métodos organizacionais que os japoneses exportaram para o mundo. Este próprio método também se beneficiou com a chegada de tecnologias como a Big Data e a inteligência artificial. Afinal, uma vez combinadas, todas estas agregam previsibilidade ao método, o que o torna muito mais bem-sucedido na sua principal missão: otimizar recursos e produtividade. Com isto, o mercado de tecnologia do japão tornou-se mais influente noutros países uma vez que esses dependem de soluções japonesas tanto nas suas fábricas quanto nos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com