TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Geologia.

Por:   •  14/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

GEOLOGIA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Geologia.

VILA VELHA - ES

2018

1- Como a Terra é dividida internamente?

A Terra é dividida em crosta terrestre, manto e núcleo.

Crosta terrestre, camada sólida mais externa da terra e que é dividida em duas porções: a crosta continental e a crosta oceânica;

• Manto, que é a porção intermediária da estrutura geral do planeta e se divide em: manto superior e manto inferior;

• Núcleo, também divido em duas porções: núcleo externo e núcleo interno.

2- O que são minerais?

São compostos ou substâncias químicas definidas de origem inorgânica, que se formam na natureza terrestre ou extraterrestre no estado sólido.

3- Como podemos conceituar rochas e quais são os principais tipos existentes?

Rochas são elementos constituintes da crosta terrestre, formada pela consolidação de agregados minerais de forma natural. Os tipos principais existentes são: ígneas ou magmáticas, sedimentar e metamórficas.

4- Identifique os conceitos chave do ciclo das rochas e elabore um mapa conceitual.

[pic 1]

5- O que são dobras e falhas? Quais os tipos e como essas estruturas podem influenciar as formas de relevo?

• Dobras: São deformações de caráter dúctil que ocorre nas rochas devido a esforços compressivos das porções crustais, conhecidas como placas tectônicas. As dobras podem se formar em todas as escalas de tamanho, desde dobras vistas em seção petrográfica, até dobras formando montanhas e serras alongadas influenciando assim o relevo onde elas ocorrem.

Segundo critérios morfológicos as dobra podem ser anticlinal, sinclinal, isoclinal, monoclinal, em leque, inclinada, revirada, deitada, falhada e de arrasto.

Falhas: São deformações de caráter rúptil que gera a quebra de porções continentais, o desnivelamento das estruturas e a formação de elementos geomorfológicos (de relevo) na superfície terrestre.

As falhas são classificadas em normais, reversas e direcionais. As normais estão associadas aos regimes tectônicos distensivos (abertura). As falhas inversas estão associadas aos regimes tectônicos compressivos e podem ser chamadas, também, de empurrão. Já as falhas direcionais estão associadas aos movimentos cisalhantes horizontais e são chamadas, também, de falhas transcorrente, transformantes ou direcionais (LOCZY; LADEIRA, 1976).

Os tipos de falhas são normais (na forma de distensões), Inversas (na forma de Compressões) ou transcorrente (na forma cisalhante).

• Influência no Relevo: A presença de falhas e dobras no relevo terrestre permite a compartimentação dos blocos nas porções crustais maiores. Nelas ocorrem mudanças de relevo devido à presença desses elementos estruturais, além de permitir o estabelecimento de modelos geomorfológicos evolutivos para a confirmação da formação do relevo.

Referência bibliográfica

LOCZY, L.; LADEIRA, E. A. Geologia estrutural e introdução à geotectônica. São Paulo: Edgard Blucher, 1976.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (214.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com