TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Geografia

Artigos Científicos: Trabalho De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

O alumínio - produção e aplicação.

O alumínio está presente em nosso cotidiano de forma indissociável, suas características permitem que ele seja usado em uma gama muito variada de objetos: revestimentos de automóveis, aviões, navios, portões, janelas, panelas, rodas de carros, antena de tevê, embalagens, etc.

Alumínio usado para revestimentos de automóveis.

Alumínio usado para fabricação de panela.

Alumínio usado para produção de janelas.

Alumínio usado para a produção de embalagens.

O alumínio é extraído da bauxita, desse minério se extraí a alumínia que tem que passar por um processo de redução o qual utiliza muita energia elétrica. Esse fato faz com que a extração de alumínio economicamente viável aconteça apenas am países com capacidade de gerar energia elétrica barata e em grande quantidade. O Brasil se enquadra nesse quisito.

Como a bauxita é purificada?

A bauxita é um minério marrom-avermelhada, possui uma mistura de substância onde se destaca a alumina (Al2O3), para purificá-la tem-se que separar a alumina das outras substâncias presentes na bauxita: ferve-se a bauxita juntamente com uma solução aquosa de soda cáustica, o que faz com que o óxido de alumínio que é insolúvel em água se transforme numa substância solúvel, a qual se denomina tetra-hidroxialuminato de sódio. Durante esse processo o óxido de ferro não sofre reação, fica em estado sólido e por isso por ser separado. Depois disso, adiciona-se uma quantidade controlada de ácido à solução, o que provoca a formação de hidróxido de alumínio sólido, depois que este é filtrado produz-se a alumínia.

Em 2007, a Austrália foi um dos maiores produtores de bauxita, com quase um terço da produção mundial, seguidos pela China, Brasil, Guiné e Índia. Embora a demanda de alumínio esteja aumentando rapidamente, as reservas conhecidas de seu minério de bauxita são suficientes para atender às demandas mundiais de alumínio por muitos séculos. O aumento da reciclagem de alumínio, que tem a vantagem de reduzir o custo de energia elétrica na produção de alumínio, vai ampliar consideravelmente as reservas mundiais de bauxita.

As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo). Esse processo ocorre há bilhões de anos e o conhecimento da estrutura geológica de um determinado local é de fundamental importância na análise do relevo e dos possíveis recursos minerais existentes.

O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

A formação da bauxita resulta da decomposição de rochas alcalinas, provocada pela infiltração da água das chuvas nas rochas ao longo de milhões de anos. A coloração avermelhada desse minério é determinada pela presença de óxidos de ferro. Sendo assim, as rochas que apresentam de 2% a 4% de óxido de ferro são chamadas de bauxita branca, enquanto aquelas que possuem até 25% de óxido de ferro são chamadas de bauxita vermelha.

A Alumar, Consórcio de Alumínio do Maranhão, instalada em São Luís, é uma empresa formada por um consórcio de mineradoras transnacionais, uma das maiores produtoras de alumínio e alumina do mundo. Os primeiros projetos de implantação foram realizados em 1980 e em julho 1984, a Alumar foi inaugurada e hoje, é uma grande empresa instalada no brasil.

A Alumar estrutura o seu modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando ao seu dia a dia, critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e a responsabilidade social. Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS), que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo: diminuir custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para o ABS, as pessoas estão sempre em primeiro lugar.

O Consórcio conta hoje com 90% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais, com uma produção que bate recordes a cada ano. Em 2007 a área da Redução alcançou a marca das 450.000 toneladas de alumínio produzidas e a Refinaria da fábrica produz aproximadamente 1.657.000  toneladas de alumina.

Cerca de 80% da produção da Alumar tem como destino a Ásia, Estados Unidos e Europa.

 Expansão da Alumar em números

Valor total do investimento:    R$ 5,2 bilhões 

Funcionários na obra (pico):  13 mil 

Produção: 3,5 milhões de toneladas anuais 

Concreto: 71 mil metros cúbicos 

Estrutura metálica: 25 mil toneladas 

Tubulação: 210 mil metros 

Cabos:  2,4 milhões de metros

Equipamentos elétricos: 2550

Equipamentos mecânicos: 3.300

Instrumentos: 4.650

 

Projeto albrás.

No município de Barcarena, a 87 km da capital paraense, está instalada a Albras: a segunda maior fábrica de alumínio no Brasil.

A metalúrgica integra um processo produtivo que permite a transformação de uma riqueza natural abundante na Amazônia (bauxita) em produto de larga aceitação internacional (alumínio), gerando trabalho, renda e mais qualidade de vida para a população da região, por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com