TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sustentabilidade

Artigo: Trabalho De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

Hoje o mundo passa por muitos problemas, e um dos mais preocupantes é o problema ambiental e ecológico, que com o tempo os problemas só aumentam e degradam o planeta de pouco a pouco, e para resolver esses casos, existem várias formas de combater esses problemas, uma delas são os projetos da ONU e outras organizações que na maioria delas, não são hábitos lucrativos. Como a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, que andam juntas, com o apoio de vários países, principalmente os que estão em desenvolvimento e o que já são desenvolvidos.

A sustentabilidade explora formas de manter o desenvolvimento econômico e a qualidade ambiental junto com o desenvolvimento sustentável, de uma forma que satisfaça as necessidades da geração atual sem prejudicar as gerações futuras, mantendo o planeta mais estável possível e sem problemas futuros, assim mantendo tudo em ordem sem prejudicar os stakeholders.

Com os projetos em desenvolvimento, foi criado o tripé da sustentabilidade que é fundamentado por três dimensões: a economia, a ambiental e a social que consiste nos pilares da sustentabilidade, fazendo com que as organizações avaliem não somente com base no desenvolvimento financeiro, geralmente em termos de lucro, retorno sobre o investimento ou valor para os acionistas.

A maior preocupação da perspectiva social é o bem-estar do ser humano e a qualidade de vida, a sustentabilidade social diz respeito a um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição igualitária de renda para todos, assim haverá a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis da sociedade e a melhoria das condições de vida das populações, inclusive na dimensão cultural.

Para a motivação das empresas continuarem com seus projetos, a sustentabilidade econômica está relacionada à suas dimensões: de um lado a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e de outro, um fluxo regular do investimento público e privado. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base no lucro das empresas, mas também deve levar em conta os aspectos macrossociais, como oimpacto do fluxo monetário existente entre as empresas, governo e a população. Com todo esse processo, a competitividade no âmbito empresarial, deve ser levada em conta no contexto do desenvolvimento sustentável. Já que de nada adianta a organização ser ambientalmente correta e socialmente, se não se mantiver competitiva no mercado.

Os stakeholders são considerados os cidadãos beneficiados pelo desenvolvimento, incluindo pessoas de baixa renda, grupos como mulheres, crianças, grupos étnicos e religiosos e as comunidades complexas nas quais eles vivem. Este conceito também abrange governos, setor privado e a sociedade civil.

A sustentabilidade é muito importante para todos nós, já que com esses projetos o mundo se torna melhor, de uma forma igualitária, em que todos são beneficiados, tornando o planeta terra melhor, sem prejudicá-lo e aumentando a qualidade de vida de todos, de uma forma que ninguém será desmerecido e todos tratados da mesma forma, diferente de como está atualmente, como os países desenvolvidos, que almejam lucro e mais lucro e ignoram o desenvolvimento sustentável.

Capítulo 3

Termos recorrentes em debates e pesquisas, na mídia e no mundo dos negócios da atualidade, como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, responsabilidade empresarial ou corporativa referem-se a novos paradigmas, valores, regras sociais, políticas e transformações econômicas para um mundo em constante evolução. Por conta disso, o objetivo das aulas 3 e 4 é apresentar esses conceitos e estimular reflexões sobre essa “nova ordem social”.

Historicamente, quando se trata de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, reporta-se às preocupações apresentadas na I Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, em Estocolmo (Suécia), quando se discutiu a questão da conciliação da atividade econômica com a preservação do meio ambiente. Esse evento foi um marco no despertar da consciência ambiental e contou com a presença de 113 países e 400 instituições governamentais e não governamentais.

Em dezembro de 1983, foi criada pela ONU a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Embora tenha sido batizada formalmente com esse nome, ficou conhecida como Comissão Brundtland, presidida pela ex-primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland. Essa Comissão foi composta por 21 integrantes, entre políticos, diplomatas e cientistas de diversos países, dentre os quais estava o Brasil, e sua finalidade era estudar os problemas ambientais do planeta e propor soluções para eles, além de assegurar o desenvolvimento da sociedade sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. O produto final apresentado pela Comissão foi o relatório Our Common Future (Nosso Futuro Comum), publicado em 1987. Nesse documento, o termo desenvolvimento sustentável foi definido como o desenvolvimento econômico e social que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”¹.

Portanto, nos dias atuais, existem diferentes definições para os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, e as mais reconhecidas partem do conceito estabelecido pela ONU em 1987. O termo sustentabilidade refere-se à característica de um processo ou sistema que permite a existência por determinado tempo ou por tempo indeterminado, isto é, que possa ser mantido.

Nas últimas décadas, o conceito de desenvolvimento sustentável evoluiu e, enquanto algumas definições enfatizam o aspecto econômico, evidenciando o bem-estar social, mas focando a maximização do lucro, outras definições abordam com maior destaque os aspectos ambientais ou ainda os aspectos socioculturais, contemplando a preocupação com os fatores sociais e ambientais, objetivando a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Dessa forma, podemos entender que uma sociedade sustentável não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – dos quais depende. Seguindo esses princípios, uma sociedade sustentável segue o modelo de desenvolvimento sustentável. A definição de desenvolvimento sustentável envolve dois aspectos: 1) a ideia de que as necessidades essenciais das pessoas mais pobres do mundo devem ser priorizadas; e 2) as limitações impostas pela tecnologia e pela organização social sobre a capacidade de o meio ambiente atender às necessidades da geração atual e as da geração futura. Nesse sentido, esse conceito deve fundamentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com