TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Espaço Geográfico

Por:   •  25/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

O espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia, ele surge como resultado das relações humanas, tanto políticas, como econômicas e culturais e sofre alterações desde o princípio dos tempos, no entanto, esse tempo pode ser dividido em duas escalas, tempo geológico e tempo histórico. O tempo geológico, representa a linha do tempo desde a formação da terra, com base nos eventos geológicos. Já o tempo histórico, se baseia nos acontecimentos da sociedade, tais como guerras, revoluções e qualquer ação que tenha modificado a sociedade.

Um sistema socioeconômico, determina a organização e o modelo de produção e afeta diretamente o modo de vida da sociedade. Pode-se observar o quanto um sistema socioeconômico afeta a sociedade quando falamos da Idade Média. O período que foi dividido entre alta e baixa idade média, tem seus estudos voltados para o que ocorria na Europa. Conhecido como idade das trevas, se passou entre o século V e XV e teve como sistema socioeconômico o feudalismo. O feudalismo caracteriza-se por uma sociedade estamental, em que deveria se produzir tudo o que desejava-se consumir, e a pouca forma de comércio existente era baseada em trocas.

Com o enfraquecimento do sistema feudal na baixa idade média e o aumento do comércio, surge uma “nova classe social” a burguesia, também conhecida como os burgos. Essa parcela da sociedade, representa os comerciantes.

Sendo assim, o início do comércio e do acúmulo de capital na sociedade EUROPEIA propiciou e consolidou a FORMAÇÃO FOS ESTADOS NACIONAIS. Logo, essas organizações governamentais foram capazes de desenvolver técnicas que contribuíram para a EXPANSÃO MARÍTIMA COMERCIAL. Desse modo, iniciava-se uma incansável busca por RECURSOS NATURAIS ( que propiciariam um maior acúmulo de riquezas e, posteriormente, a ascensão desses Estados) em territórios longevos, alguns considerados como um verdadeiro NOVO MUNDO. De tal forma, os Estados ibéricos foram pioneiros nessa jornada,(devido sua posição geografia favorável) deixando para trás nações consolidadas com Inglaterra e França. Assim, Portugal e Espanha, após longos períodos de navegações, alcançaram o território que então foi chamado de “América”, tal viagem muitas vezes era considerada perigosa e utópica pela sociedade da época, devido às crenças sobre criaturas monstruosas e demais adversidades. Portanto, novas civilizações foram “encontradas” e, infelizmente, fadadas a um genocídio severo que dizimou diversos nativos brasileiros e membros da exuberante SOCIEDADE PRÉ COLOMBIANA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com