TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ciências Naturais

Por:   •  21/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 14

        

INSTITUTO POLITÉCNICO PEDAGÓGICO DE QUELIMANE -IPPQ

   

Trabalho de Ciências Naturais

Tema: Órgão anexo

[pic 1]


[pic 2]

Índice[pic 3]

Introdução        3

Orgãos Anexos        4

        Olho        4

        A pálpebra        5

        Pestanas        5

        Sobrancelhas        6

        Nariz        7

        Boca        8

        Dente        10

        Língua        12

Conclusão        14

Referências Bibliográficas        15


Introdução

O presente trabalho abordou acerca de órgão anexo. Órgão anexo é utilizado para designar órgãos que não fazem parte do sistema digestivo, mas que são importante para o seu funcionamento.


Orgãos Anexos

São aqueles que, mesmo não fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele através de canais, desempenhando um papel importante na digestão

  • Olho

O olho é um órgão que detecta a luz e envia sinais ao cérebro ao longo do nervo óptico. Nos humanos, o olho é um órgão sensorial valioso que nos dá a capacidade de ver. Permite a percepção e visão da luz, incluindo a capacidade de diferenciar cores e profundidade. As funções principais do olho são a visão, a nutrição e a proteção da saúde ocular.

Embora seja pequeno, o olho é um órgão muito complexo, com aproximadamente uma polegada de largura, uma polegada de profundidade e 0,9 polegadas de altura. O olho humano tem um ângulo de visão de 200 graus e pode ver 10 milhões de cores e sombras. Os humanos têm dois olhos, o que permite que tenhamos uma melhor percepção de profundidade e a estereopsia binocular, a sensação de tridimensionalidade da nossa visão. (CODEA, 2009)

Estrutura do olho

O olho humano possuiu uma camada exterior branca, denominada por esclerótica ou branco do olho. Junto à parte frontal do olho, na região protegida pelas pálpebras, a esclerótica está abrigada por uma membrana transparente e muito fina (chamada de conjuntiva), que reveste a superfície da córnea.

A luz atinge os olhos a partir da córnea, a camada mais curva e clara da íris e da pupila. Esta parte do olho funciona como uma proteção da parte frontal do olho e ajuda na absorção da luz na retina, no fundo do olho.

Após a luz penetrar na córnea, passa pela pupila (ponto preto no olho). A área à volta do olho colorida que circunda a pupila é designada por íris. Esta permite que seja possível entrar mais luz no olho, quando existe uma grande luminosidade.

Atrás da íris, está o cristalino. Sempre que a íris muda de forma, o seu cristalino absorve a luz na retina. Isto acontece devido à ação de pequenos músculos, que fazem com que o cristalino aumente ou diminua de espessura.

[pic 4]

Fonte: (CODEA, 2009)

  • A pálpebra

Pálpebra é a dobra de tecido mole muscular, que pode cobrir o globo ocular da frente de forma protetora. A pálpebra superior é delimitada na testa pela sobrancelha ascendente e convexa. Esta crista da pele é densamente povoada com pêlos externos e mobilidade muscular. Este suor, que flui da testa, passou pelo olho.

Quando o olho está aberto, a tampa superior é mais ou menos sobreposta por uma dobra da tampa. A pálpebra inferior é delimitada contra a bochecha por um sulco difuso. O espaço entre as duas pálpebras é chamado Lidspalte.

A pele exterior da pálpebra é a fina pele da pálpebra com pêlos finos e glândulas sudoríparas e sebáceas. Por baixo, há um tecido solto, livre de gordura, sobre o qual a pele da pálpebra pode ser movida bem - o que é usado em cirurgias plásticas de pálpebras.

Função da pálpebra

A pálpebra é usada para proteger o olho de corpos estranhos, desidratação e luz brilhante. Juntamente com a lacrimal função tampa glândula como um "limpador": remover objetos estranhos, e piscar as lágrimas. Durante o sono, o globo ocular vira para cima de modo que a pálpebra ainda cubra toda a córnea, mesmo que não esteja completamente fechada.

  • Pestanas

Na borda externa da tampa, o epitélio da pele exterior da tampa se funde com o epitélio de cerca de dois milímetros de largura e tampa margem. Aqui cílios rígidos crescer de três a quatro linhas - na pálpebra superior cerca de 150, a pálpebra inferior cerca de 75. Os cílios apoiar o escurecimento do olho e desencadear reflexo da pálpebra ao toque de.

As raízes das pestanas têm glândulas sebáceas e sudoríparas. Neste bordo livre da tampa e a superfície exterior da pele da pálpebra é na superfície da mucosa interior, a conjuntiva do olho, sobre.

Função da pestenas

Função primária
A principal função das pestanas é proteger os seus olhos de potenciais invasões de pequenas partículas como o pó, a areia e outros resíduos aéreos.

Função secundária
A segunda função desempenhada pelas suas pestanas é emitir um sinal de aviso, pois como são muito sensíveis ao toque, avisam assim que algo esteja demasiado perto do seu olho

  • Sobrancelhas

O supracílio (ou sobrancelha) é uma zona da pele superior ao rebordo orbiário de crescimento de pequenos cílios. A orientação destes cílios varia desde vertical (na cabeça do supracílio) até horizontal (no corpo e cauda do supracílio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (552.6 Kb)   docx (421.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com