TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Hidrologia " Regime De Cursos de Agua e Ciclo Hidrologico"

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.458 Palavras (18 Páginas)  •  1.642 Visualizações

Página 1 de 18

Bush Luís Sapenda

Flávio Caponda

Ginho João Canivete

Vilma Alfredo Jantar

REGIME DOS CURSOS DE AGUA

(Regime Constante, Regime periódico, Origem dos rio, Tipos de Leitos Fluviais, Tipos de Canais Fluviais, Terraços Fluviais, Perfil Longitudinal, Ciclo Hidrológico, Processos do Ciclo hidrológico e Importância do Ciclo Hidrológico.)

Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário

Universidade Pedagógica

Tete

2016

Regime dos Cursos de Agua

(Regime Constante, Regime periódico, Origem dos rio, Tipos de Leitos Fluviais, Tipos de Canais Fluviais, Terraços Fluviais, Perfil Longitudinal, Ciclo Hidrológico, Processos do Ciclo hidrológico e Importância do Ciclo Hidrológico.)

Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário

Trabalho de pesquisa bibliográfica a ser avaliado e apresentado na cadeira de Hidrologia no curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário do departamento de Ciências da Terra e Meio Ambiente sob orientação do,

        Dr. Jose Passe

Universidade pedagógica

Tete

2016

ÍNDICE

Introdução        

Regimes De Curso De Água        

Conceito        

Origem Dos Rios        

Conceito        

Definição        

A Origem Dos Rios        

Trabalho Dos Rios        

Tipos De Leitos Fluviais        

Tipos De Canais Fluviais        

Terraços Fluviais        

Formação Dos Terraços Fluviais        

Perfil Longitudinal        

Ciclo Hidrológico        

Fatores Que Influenciam O Ciclo        

Os Ciclos Hidrológicos Ocorrem Em Dois Sentidos        

Principais Processos Do Ciclo De Agua        

Importancia Do Ciclo Hidrologico        

Conclusao        

Referencias Bibliograficas        


  1. Introdução

A água é o suporte e a componente principal de todos os seres vivos, sem ela não seria possível a existência de vida na Terra. Como sabiamente afirmou Leonardo da Vinci, a água é um dom divino da Natureza. Direta ou indiretamente, a água é indispensável a todas as atividades humanas. A água constituiu e constitui um instrumento de progresso, um fator de desenvolvimento e um agente modelador de civilizações e de culturas. A água está intimamente ligada à história da humanidade (LIMA, 1996).

Aceita-se que a quantidade de água existente na Terra, nas suas três fases possíveis (sólida, líquida e gasosa), se tem mantido constante ao longo dos tempos, pelo menos desde o aparecimento do homem. Tal quantidade de água está em permanente circulação entre os três grandes “reservatórios ” pelos quais se encontra distribuída e que são, por ordem decrescente de importância, os oceanos, a atmosfera e os continentes. O ciclo hidrológico traduz e descreve essa circulação da água nos seus três estados ou fases, sendo uma consequência do princípio da conservação da água na Terra.


  1. Regimes de curso de água

Conceito

Um curso de água ou fluxo de água é qualquer corpo de água fluente. Por exemplo, rios, córregos, riachos, regatos, ribeiros, etc. Academicamente, um rio é um curso de água, permanente ou temporário, navegável ou não, procedendo de uma fonte única ou formado pela reunião de regatos ou correntes de água de menor volume e que desagua noutro curso de água, num lago ou no mar. O lugar onde o rio começa a correr chama-se nascente. Aquele onde desagua chama-se foz. As águas seguem o seu declive segundo o seu talvegue, de montante (lado onde nasce) para jusante (o lado onde termina), entre as duas margens: direita e esquerda, conforme o colar que ocupam, em relação a um observador voltado para jusante. O leito do rio é o terreno por onde ele corre. No lugar próximo da foz, o leito do rio alarga-se, em geral, para formar um estuário. Quando o rio desagua no mar por várias aberturas, o espaço compreendido entre os braços extremos chama-se delta que é em geral muito fértil".

Nos cursos de água também se fala do caudal – Ex: caudal médio de 40,3 m³/s), do comprimento e de afluente.

Resumidamente, os rios são correntes de água doce que se formam a partir de uma precipitação (chuva ou neve) ou de fontes, que são conhecidas como "olhos-de água". Os rios deslocam-se de um nível mais alto (nascente) até atingir, em níveis mais baixos, a foz ou desembocadura (mar, lago ou outro rio), onde lançam suas águas. Durante o percurso aumentam progressivamente o volume de suas águas como consequência do encontro com outros rios (afluentes).

Os rios podem ser classificados em 3 tipos: Rios efêmeros, intermitentes ou temporários, perenes. Respetivamente, existem apenas quando ocorrem fortes chuvas, rios em que os leitos secam durante um período do ano e os rios que correm o ano inteiro.

Regime Periódico

E devido a fonte da alimentação cíclica ou periódica (chuvas e degelo), os rios apresentam variação do seu caudal ao longo do ano. Correspondem aos rios da zona tropical e das monções, como são caso do rio Zambeze, Indo, Ganges, Nilo, Limpopo, e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com