TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de construção aprendizagem

Por:   •  25/8/2015  •  Monografia  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 14
[pic 1] 

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GLESIA DAMAS GOMES

                                          GEOGRAFIA

ETAPA IV

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

TCA

BARRA DE SÃO FRANCISCO

25/07/2013                                                                          

[pic 2]

GLESIA DAMAS GOMES

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

TCA

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências do relatório de conclusão de trabalho da Etapa IV, do curso de Geografia. 

                     POLO DE BARRRA DE SÃO FRANCISCO

BARRA DE SÃO FRANCISCO

2013

       

                                             SUMÁRIO            

1.INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 SINTESE E REFLEXAO A PARTIR DOS COMPONENTES

ESTUDADOS NA ESTAPA..............................................................................05

2.1 ESPAÇO E SOCIEDADE SOB A INFLUÊNCIA  DAS

DINÂMICAS POLÍTICAS  E ECONÔNOMICAS............................................. 05

2.2 GEOTCNOLOGIAS E ESTATÍSTICAS BÁSICA APLICADAS

À GEOGRAFIA.................................................................................................06

2.3 O AMBIENTE E A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DOS SERES

VIVOS VOLUME 2............................................................................................08             

2.4 ESPAÇO PEDAGÓGICO DA SALA DE AULA.........................................09

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................10

4.REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................11

                                                                                    3

                                              INTRODUÇÃO

O conceito de modernização da agricultura varia entre os diversos autores que abordam o tema, uns consideram apenas as modificações na base técnica e outros levam em conta todo o processo de produção e considera-se modernizado a produção agrícola que faz uso intensivo de equipamentos e técnicas, tais como maquinas e insumos modernos, assim modernização da agricultura. E serão abordados as políticas agrícolas adotadas pelo governo, apresentadas as mudanças das regras de financiamento de cada safra, a produtividade do setor agrícola e os efeitos das políticas agrícolas implementadas no contexto da abertura econômica sobre a agricultura brasileira.

Deste muitos anos o homem vem se guiando através de corpos celestes pra auxiliar nas navegações, com estes mesmos princípios foram desenvolvidos os sistema de posicionamento global, porem este sistema baseia-se em um corpo celeste que podem se controlados pra melhor atender os usuários. A tecnologia dos equipamentos GPS atuais são capazes de indicar posições com uma precisão nunca antes imaginada, o que os tornam muitos úteis em inúmeras áreas e devido a portabilidade que os equipamentos vêm adquirindo estão ficando cada vez mais fáceis de serem adquiridos pelas pessoas.

O objetivo e mostrar a distribuição população e o IDH, índice desenvolvimento humano, é um índice que mede o desenvolvimento médio de um pais baseado em três aspectos básicos do desenvolvimento humano longevidade, educação e qualidade de vida. A medida do desenvolvimento humano deve ser capaz de captar as realizações humana, que diz respeito á saúde, educação, liberdade política, cultura etc. a fim de que os gestores de políticas públicas  não tomem decisões equivocadas.

A abordagem do conhecimento prévio do aluno exige que a contextualização sobre a teoria da aprendizagem, esteja presente na pratica pedagógica do professor, possibilitando  o entender e construir o aprendizado e os saberes com seu alunos que serão profundamente marcados por essa pratica de ensino, sobre as metodologias que utilizamos em nossas aulas. Assim, o papel do educador é de promover a articulação de conceitos formados no cotidiano interligando com o conceito cientifico levando o aluno a fazer as interligação do que conhece e o que é abstrato na sua concepção de mundo.

                                                             4

2.1 ESPAÇO E SOCIEDADE SOB A INFLUÊNCIA DAS DINÂMICAS POLÍTICAS E ECONÔNOMICAS _ MODERNIZAÇAO AGRICOLA E POLITICAS NO MEIO RURAL: 1930-1990

O Brasil foi uma fonte de renda para a metrópole (Portugal). A ocupação do território não seu deu forma imediata ao descobrimento, foi somente a partir do ano 1530 que o rei de Portugal passou a doar lotes de terras em forma de capitanias hereditária a quem tivesse condições de explora-los. O rei de Portugal  decidiu repartir o Brasil em lotes, as capitanias hereditárias, que iam do litoral ate o limite estipulado pelo tratado de Tordesilhas. As  dificuldades para se governar as capitanias eram incomensuráveis os recursos financeiros eram mínimos, Portugal encontrava-se á grande distancia sem fala nos ataques indígenas, que eram constantes.

Somente duas capitanias prosperaram graças á lavoura canavieira, Pernambuco e são Vicente, as outras malograram pelos motivos acima citados. A estrutura econômica brasileira foi se modificando de acordo com as necessidades de coroa portuguesa, o que ocasionou as chamadas produções típicas em cada período diferente da historia. Os objetivos dos ciclos econômicos de certo modo, sempre foram atender aos interesses da balança comercial da época. Os ciclos econômicos sempre priorizaram o mercado externo em detrimento ao cosumo nacional. Um dos objetivos da lei impedir que os imigrantes e os trabalhadores brancos pobres, negros libertos e mestiços tivessem acesso a terra, isto é, a concentração da propriedade manteve-se como antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (144.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com