TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

Introdução        

Origem dos Transportes        

Conceito        

Evolução dos Transportes        

Critérios de classificação dos Transportes        

-Quanto aos terrestres        

-Quanto aos aquáticos        

-Quanto aos aéreos        

Importância dos transportes        

Factores de desenvolvimento das vias de Transporte        

Os transportes e o meio ambiente        

Conclusão        

Bibliografia        

Introdução

Neste presente trabalho, iremos abordar sobre os transportes que representam um dos elementos mais importantes no nosso meio. Falaremos da sua origem e evolução, critérios de classificação bem como dos factores do desenvolvimento das vias dos transportes.

Traremos aqui aquilo que podemos considerar um dos diversos problemas que os mesmos podem causar a nível ambiental.

Com este trabalho pretendemos definir, caracterizar e classificar os diferentes tipos de transporte, afim de enriquecer a discussão acerca do tema.

        

2

Origem dos Transportes

Etimologicamente, a palavra transporte provém do latim TRANSPORTARE, de TRANS-, “através, mais PORTARE, “levar/carregar”.

A história dos meios de transporte é muito antiga. Eles surgiram quando o homem da Pré-História percebeu que podia utilizar os animais para carregar cargas. Desde então, muitas invenções foram feitas e muitos meios foram encontrados para percorrer grandes distâncias. O homem pré-histórico era nómada, ou seja, não possuía moradia fixa. Vivia mudando de lugar, a pé, em busca de alimentos. Por volta de 6.000 a.C., os povos primitivos começaram a domesticar os animais, montando-os e utilizando-os para levar cargas, facilitando o transporte de seus objectos quando iam em busca de terras onde pudessem se fixar. Com a invenção da roda, por volta de 4.500 a.C., foram construídas as primeiras carretas de madeira que eram puxadas por animais domesticados, como o boi e o cavalo. Foi também nessa época que se construíram as primeiras estradas para facilitar o transporte de cargas.

Conceito

Podemos definir o transporte como um meio de deslocação de pessoas ou bens de um lugar para outro para satisfação de necessidades pessoais ou colectivas.

3

Evolução dos Transportes

Os meios de transporte e as vias por onde circulam, assim como as várias formas de comunicação, não foram sempre tal e qual os vemos hoje, pois tanto uns como outros têm evoluído ao longo dos tempos. Uma evolução ligada, naturalmente, às muitas mudanças ocorridas na vida do homem.

Os meios de transporte e comunicações evoluíram de forma lenta até à Revolução Industrial do século XVIII, como poderás constatar a seguir.

Até à Revolução Industrial, os meios de transportes eram muito primitivos. Usavam como principal forma de deslocação a força humana (transportes a pé), a força animal (tracção animal), as correntes de água e a força do vento. Nos transportes terrestres, a força humana e animal eram utilizadas sob quatro formas: transporte à cabeça, aos ombros e às costas; transporte por arrastamento; transporte de pessoas em caixas com varais próprios para o efeito e transportadas aos ombros (cadeirinha, liteira); e transporte em veículos equipados com rodas (traquitana, carroças, coches, carruagens). Os animais de carga adaptam-se normalmente às várias condições geográficas que constituem o seu habitat: o cavalo, o boi, o burro e o caramelo às regiões desérticas; a lama às regiões de altitude, por exemplo. Os homens e os animais circulavam então em caminhos e estradas de areia rudimentares. Nos transportes aquáticos, a força do vento era aproveitada, através do uso da vela, nas ligações intercontinentais e ao longo das costas e dos cursos de água navegáveis.

Muitos desses meios de transporte e formas de comunicação não desapareceram, sendo utilizados ainda nos nossos dias.

Durante a Revolução Industrial, houve um aumento do volume de produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las com mais rapidez, factores que muito contribuíram para o desenvolvimento de vias que tornaram as ligações com as regiões vizinhas mais rápidas e que permitiram alcançar maiores distâncias.

A Revolução dos Transportes começou no século XIX com a aplicação da máquina a vapor aos transportes ferroviários e depois aos transportes marítimos, o que veio possibilitar um aumento da velocidade, da capacidade e da regularidade dos transportes que levou, concomitantemente, a uma grande redução na utilização da tracção animal e da vela.                                                      4

Nos transportes ferroviários, as carruagens, que inicialmente eram de tracção animal, com aplicação da máquina a vapor a partir do século XIX, sofreram um grande desenvolvimento. Os carris de madeira foram substituídos por carris de ferro, de muito maior duração.

O aparecimento do automóvel, com a aplicação do motor de explosão, e a sua difusão, utilizando como combustível derivados de petróleo, impõe melhorias na construção de estradas, pelo que estas foram sendo progressivamente alcatroadas. Isto permitiu uma maior mobilidade de pessoas e mercadorias, e ainda um progressivo afastamento entre áreas produtoras e áreas consumidoras, além de uma maior dispersão de locais residenciais, industriais e de serviços.

Ao longo das vias de comunicação (caminhos de ferros, estradas e protos) foram aparecendo pólos de desenvolvimento económico, o que permitiu a aceleração da indústria nas regiões servidas por esses meios de transporte.

A partir da segunda década do século XX, desenvolve-se o transporte aéreo. Este transporte- aviação comercial – teve um grande desenvolvimento a partir da Segunda Guerra Mundial, desempenhando actualmente um papel extremamente importante, em velocidade, conforto e independência em relação ao meio geográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com