TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trilhas da geografia: a geografia no dia a dia

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

MOREIRA, J.C.; SENE, E. Trilhas da geografia: a geografia no dia a dia, 5° série ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2006.

CAPA

A capa é bem atraente mostrando uma representação cartográfica com pessoas caminhando, o título da coleção Trilhas da Geografia deixa subentendido que o livro irá mostrar a geografia no dia a dia, a representação cartográfica pode revelar ao aluno que enquanto ele se desloca para qualquer lugar a geografia estará sempre presente em tudo, mostrando o papel da geografia no dia a dia.

Está adequado a idade dos alunos, dá pra perceber atitude teórica a qual subtende-se que mostrar a geografia no dia a dia correlacionando-a com fatos do global.

 AUTORES

Os autores do livro são João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, ambos graduados em geografia, João Carlos como bacharel e Eustáquio como bacharel e licenciado.

Ambos atuam como professores de geografia do ensino médio e cursos pré-vestibulares, portanto são familiares a geografia didática, publicando livros didáticos desde 1997 pela Editora Scipione.

 PÚBLICO

O livro se destina ao ensino fundamental, 6°ano (antiga 5° série), alunos entre 10-11 anos.

 SUMÁRIO

Pode se observar que a organização do sumário seguiu uma linearidade nos conteúdos, primeiro se fazendo necessário compreender o que seria o espaço geográfico, logo após, mostra como se orientar nesse espaço através da cartografia, em seguida a relação entre aqueles que compõem esse espaço (Natureza e sociedade); as diferenças existentes entre as paisagem, para nos capítulos posteriores abordar sobre o campo e a cidade, ampliando para o entendimento da produção industrial, chegando ao tema de natureza como recurso e por fim o capítulo do ser consumidor.

 DIGARAMAÇÃO

O livro se adequa em relação ao conteúdo e a idade do aluno, apresentando uma linguagem de fácil compreensão sem perder o caráter geográfico. Os textos são curtos e com uma série de elementos visuais para não deixar a aula cansativa.

Apresenta linguagem alternativa com música, poemas, trechos de jornais etc., desenvolvendo no aluno a capacidade de filtrar conhecimentos geográficos através de textos não exatamente didáticos.

  APRESENTAÇÃO

Pela apresentação do livro já é possível notar que ele pretende desvendar os conhecimentos básicos da geografia, abordando conceitos importantes na geografia, e relacionando-os entre a sociedade e a natureza.

No entanto, o ultimo parágrafo da apresentação fala sobre o consumismo e a pobreza, os autores afirmam que “há pessoas que consomem muito e outras que consomem pouco, que passam até fome”, e não explica as razões para isso ocorrer, o que a partir da interpretação do aluno pode ser uma escolha e não consequência do sistema que se sustenta na desigualdade, pobreza.

 IMAGENS E REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS

Por ser destinado aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, o livro apresenta uma variedade de imagens que buscam complementar/ mostrar através da figura aquilo que é explicado no texto. O livro possui alguns mapas, que em suma são básicos e bem específicos, não apresentam variedade de temas, apresentam gráficos em formato de pizza com dados daquilo que se é explicado.

 PROPOSTA TEÓRICO METODOLÓGICA

Como proposta metodológica o livro busca aproximar o máximo possível os conteúdos da disciplina com realidade do aluno, através da análise do repertório que os alunos trazem, problematizando, discutindo e relacionando esses conhecimentos prévios com a escala local, ampliando a abrangência espacial do objeto de estudo até a escala mundial e retornando a escala global

Apesar da proposta teórico metodológica se embasar nesse aspecto, é perceptível que em alguns capítulos como por exemplo, o capitulo industrial, não há uma aproximação do conteúdo com a realidade portanto não há uma compreensão entre o local e o global, cabendo ao professor atuar como mediador didático para intervir nessa aproximação

No entanto, como há uma linearidade entre os assuntos os capítulos seguem retomando pontos do capítulo anterior, o que ocasiona no aluno um significado maior daquilo que ele já aprendeu

 ATIVIDADES

O livro em geral não apresenta atividades extensas. No entanto, as atividades propostas são bem diversificadas, há sugestões de pesquisa, produção de texto e entrevistas, etc., embora as atividades tenham como objetivo fazer uma síntese do assunto, as respostas para as perguntas não são cópias do textos, elas exigem um pouco de reflexão do aluno na elaboração da resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com