TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo de Carolina

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal do Tocantins - UFT

O turismo como alternativa viável na implementação da economia de Carolina/MA.

Davi Rocha Resende

DAVI ROCHA RESENDE[1]

Artigo Científico apresentado como requisito parcial na disciplina de no curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins – UFT, sob a orientação do Profº Aires José Pereira.

RESUMO

Este estudo se propõe a analisar como se configura o turismo na cidade de Carolina/MA, bem como caracterizar alguns dos atrativos turísticos da respectiva cidade. O turismo, como é público, está se revelando como um dos instrumentos que vem firmemente contribuindo para o crescimento da economia mundial, nacional, estadual e, sem dúvida alguma, de muitos municípios brasileiros. Ele passa a ser percebido como um instrumento eficaz de viabilizar investimentos em várias outras áreas e obras de interesse público. Assim, é imprescindível conhecer sobre a história do município incluindo seus atrativos turísticos bem como a viabilidade do crescimento de sua economia com a implementação do turismo para no município. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo.

Palavras-chave: Carolina. Economia. Turismo.

ABSTRACT

This study aims to analyze the configuration of the tourism in the city of Carolina / MA, as well as featuring some of the tourist attractions of their city. Tourism, as is public, is emerging as one of the instruments is strongly contributing to the growth of the global, national, state economy and, undoubtedly, many municipalities. It is perceived as an effective means of facilitating investments in several other areas and works of public interest. Thus, it is essential to know about the history of the city including its tourist attractions as well as the viability of growing its economy with the implementation of tourism. The study was conducted through literature and field research.

Keywords: Carolina. Economy. Tourism.

1. INTRODUÇÃO

Destina-se o presente estudo a fazer uma breve análise sobre a história da cidade de Carolina/MA política o seu atual estágio de desenvolvimento, destacando nesse cenário as atrações turísticas da cidade.

O cerne do presente trabalho, contudo, residirá na viabilidade do Turismo na implementação da economia bem como do desenvolvimento local. Por que as políticas públicas não tem se mostrado bastante eficazes no combate à desigualdade social do mundo pós-moderno, especialmente nas democracias ocidentais.

É fato que o mundo passou por profundas transformações no decorrer do século XX, todavia, induvidosamente, a principal transformação aconteceu na década de oitenta, com o término da Guerra Fria também fim da União Soviética e, consequentemente, implantação do Capitalismo. Hoje, com processo de globalização, tanto o capitalismo expandiu-se pelos quatro cantos do mundo e com ele o consumismo como as distâncias diminuíram. Assim, por mais longínquo um atrativo turístico sempre atrai pessoas dispostas a pagar para conhecê-lo.

O turismo é, na atualidade, um dos ramos da economia que mais crescem no mundo inteiro. Logo, acredita-se que se organizado e voltado para o pleno desenvolvimento local bem como da população possa contribuir de modo significante para a economia.

A cidade de Carolina/MA é rodeada de atrações turísticas naturais. Porta de entrada da região conhecida por Chapada das Mesas, Carolina possui cerca de 34 nascentes e mais de 80 (oitenta) cachoeiras já catalogadas. Por isso mesmo, conhecida como “Paraíso das Águas”. Assim, observa-se nesse contexto e dentro da realidade social atual, que o turismo possa contribuir tanto de forma quantitativa como qualitativa para o crescimento e progresso da economia da cidade.

O presente artigo científico tem o fito de mostrar esse antigo e, ao mesmo tempo, contemporâneo instrumento econômico que é o turismo, evidenciando seu conceito segundo alguns estudiosos. Tendo como base a cidade de Carolina, com 154 anos, localizada ao Sul do Maranhão e, segundo o PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo) da Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, essa faz parte da Chapada das Mesas por ser considerada uma cidade turística, pelas atrações de que dispõe.  

2. BREVE SÍNTESE DA HISTÓRIA DE CAROLINA/MA

Carolina/MA, situada no Sul do Maranhão, à margem direita do rio Tocantins, no extremo Sul do Maranhão, encontra-se a 890 km da capital maranhense, São Luís. Talvez devido a essa distância a relação com a capital não é estreita, sendo mais forte com o Estado do Tocantins e, até mesmo, com Brasília que se localiza a cerca de 1.000 km. Sua população, é de 23.991 habitantes, sendo 14.362 na zona urbana e 9.629 na zona rural (IBGE, 2010).

Em 8 de julho próximo, Carolina completará 155 anos de emancipação política. O nome Carolina é em homenagem à Princesa Leopoldina, Primeira Imperatriz do Brasil e primeira esposa de Dom Pedro I que se chamava Maria Isabel Leopoldina Josefa Carolina.

A cidade também teve sua fase áurea, como a maiorias das cidades ribeirinhas do grande rio, no período que a navegação foi muito importante para a economia da região como meio de transporte até início da década de 1960.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, é o maior do Estado do Maranhão e a maior unidade de conservação Federal do Estado com uma área de 160 mil hectares, abrange os municípios de Carolina, Estreito e Riachão, no centro-sul do Maranhão. O parque, criado em dezembro de 2005, é o berço de importantes bacias hidrográficas, que alimentam todo o ecossistema da região de cerrado do Sul do Maranhão. O Parque está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado. Em números, apenas 2,5 % do cerrado brasileiro está protegido em unidades de conservação, portanto qualquer ação com o objetivo de ampliar esta proteção será sempre bem-vinda. Situa-se no centro-sul do Maranhão, próximo as cidades de Estreito, Carolina, Riachão e Imperatriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com