TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanização Paulista, Dinâmica Recente

Tese: Urbanização Paulista, Dinâmica Recente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Tese  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

Urbanização Paulista, Dinâmica Recente.

São Paulo é uma metrópole industrial, que encabeça ampla rede urbana no estado de SP.

No inicio do século 20 a grande produção de café estruturou a sua base capitalista, e forneceu o capital necessário para a passagem para a industrialização do estado, pois a economia antes agro-esportadora forneceu as condições necessária para sua industrialização (força de trabalho, infra estrutura, vias de transporte etc). O capital cafeeiro de reinvestiu de novas formas criando ampla rede urbana no estado de são Paulo.

Assim são Paulo se tornou uma rede urbana articulada e ramificada, tendo seu capital influenciando todo o brasil, como centro financeiro e industrial.

A concentração industrial no estado de SP foi fundamental para o desenvolvimento da metrópole a qual sediava o capital e o executivo.

*Rede-Urbana hierarquizada funcionalmente.

Com a desconcentração industrial ocorrida em São Paulo a partir da década de 70, o interior e a metrópole tendem se a unificar se como parte complementares da rede urbana paulista. A metrópole se destancia ao se especializar se e internacionalizar, mas a rede urbana se aproxima e se assemelha ao se modernizar e exercer funções antes exclusiva da metrópole.

Metrópole na Rede Urbana

A grande São Paulo no crescimento populacional Brasileiro.

Processo de desmetropolização de são Paulo a partir de 80s.

O crescimento das metrópoles (Rio, São Paulo) foi alimentado por grande fluxo migratório,que reduziram ou interromperam se pela crise econômica, a metrópole paulista teve crescimento reduzido, na década passada, e passou a dividir funções com outras cidades de dua rede urbana, como no setor produtivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com