TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPLEXO CAFEEIRO PAULISTA E ALGUNS COMPLEXOS REGIONAIS

Artigo: COMPLEXO CAFEEIRO PAULISTA E ALGUNS COMPLEXOS REGIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2013  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 5

COMPLEXO CAFEEIRO PAULISTA E ALGUNS COMPLEXOS REGIONAIS

- Complexo econômico: conjunto econômico integrado (um conjunto de atividades sobre o qual atua um certo número de variáveis independentes ou não ao conjunto)

- Não podem ser classificados como complexo integrado que pudessem desencadear um processo dinâmico de acumulação ao próprio sistema em que estão inseridos: economia mineradora do tipo “enclave”, agricultura camponesa “auto-suficiente”, e o latifúndio quase-autárcico, decadente e escravista que se forma em fins do século XVIII e inicio do XIX em minas gerais, com a exaustão mineradora.

- É absolutamente fundamental que esse sistema de produção e circulação opere na base de relações capitalistas de produção.

- Claro que podemos analisar tanto a economia escravista como a capitalista pela ótica do complexo. (O que se deve destacar, é que no escravismo há uma determinada dinâmica, enquanto no capitalismo, outra, porque há trabalho assalariado).

Razões para haver a passagem da economia escravista para a capitalista em São Paulo: (melhor fertilidade do solo, idade mais nova do cafezal e técnicas mais avançadas resultaram em altas margens de lucro, a alta produtividade e a grande disponibilidade de suas terras, que imprimiram um alto ritmo na acumulação de k no café, pela expansão dos plantios, exigiram uma radical solução ao problema da mão-de-obra escrava, cujo estoque, em São Paulo, permanecia praticamente estancado nos últimos quinze anos de escravidão. Mas esse problema foi resolvido pela imigração (de homens despossuídos, que pudessem ser submetidos ao capital cafeeiro-p65,p3L4), e, dadas às condições da demanda externa do café, a acumulação cafeeira não mais contaria com esse freio. É importante ressaltar que a escassez de mão-de-obra não foi a causa da abolição, e sim por causa do processo de acumulação de capital)

Os quatro momentos da historia cafeeira do oeste paulista:

1º A atividade é escrava

2º Predomina o escravismo, mas já existem alguns segmentos operando com o trabalho assalariado, ou com outras formas de trabalho (a parceria, por exemplo)

3º Há uma predominância do trabalho assalariado

4º Extinção da escravidão

Economia escravista x Economia capitalista

1. Formação e expansão do complexo cafeeiro

Componentes do complexo cafeeiro:

i) A atividade produtora do café;

ii) A agricultura produtora de alimentos e matérias-primas, vista em dois segmentos: o primeiro, representado pela produção desenvolvida dentro da área da propriedade cafeeira, quer como cultivo intercalado, quer como produção elaborada em terras cedidas pelo proprietário aos trabalhadores do café; o segundo, pela agricultura que produz essencialmente para o mercado, operando fora da propriedade cafeeira;

iii) A atividade industrial, que, em função do objetivo de análise, deve ser vista também, em pelo menos três segmentos: um, representado pela produção de equipamentos de beneficiamento de café; outro, pela importante industria de sacarias de juta para a embalagem do café, e o terceiro, representando os demais compartimentos produtivos da indústria manufatureira, entre os quais, notoriamente se destaca o têxtil;

iv) A implantação e desenvolvimento do sistema ferroviário paulista;(com a introdução da ferrovia não só se solucionou o problema da maio distancia/tempo/custo, como também se converteu em verdadeira desbravadora de terras. E em suma era uma empresa capitalista inserida numa economia escravista, que, ao mesmo tempo em que reduzia os custos do café, aumentando-lhes os lucros, era, ela mesma, empresa altamente produtiva).

v) A expansão do sistema bancário;

vi) A atividade do comercio de exportação e importação;

vii) O desenvolvimento de atividades criadoras de infra-estrutura, portos armazéns, transportes urbanos e comunicação, bem como daquelas inerentes à própria urbanização, como o comercio. Por exemplo;

viii) Finalmente a atividade do governo, tanto do governo federal como do estadual, principalmente pela ótica dos gastos públicos.

Além dos elementos acima, destacam-se as seguintes variáveis:

i) O movimento imigratório;

ii) A disponibilidade te terras;

iii) Os saldos da balança comercial com o comercio exterior e com o resto do país;

iv) O capital externo;

v) E por ultimo, as políticas tarifárias, monetária, de câmbio, e as políticas de defesa e valorização do café.

Os efeitos do inter-relacionamento dos componentes e das variáveis que atuam no complexo cafeeiro:

- efeitos redutores dos custos de produção;

- efeitos ampliadores do nível da produtividade;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com