TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viageem ao Centro da Terra Documentario

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  5.707 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário: Viagem ao centro da terra

        O documentário trata de algumas questões que envolvem a terra, as histórias de ficção do escritor Júlio Verne e os achados científicos para tentar desvendar o interior do planeta terra. Tendo como fonte de pesquisa documentário Discovery channel e seus respectivos cientistas.

      Na pequena cidade de Nantes (França), nasceu um dos maiores escritores visionário de todos os tempos (pai da ficção cientifica). Segundo alguns acabou infectando o futuro, seu nome Júlio Verne. Há 150 anos ele escreveu história de aventuras e fantasias muitas das quais hoje são fatos científicos. Seus heróis chegaram á lua, o homem deu a volta ao mundo em dias, viagens que levamos meses para fazer.

     

      Júlio Verne ficava fascinado com historias de homens que se aventuravam em túneis e cavernas. O conhecimento cientifico desse escritor aliado sua imaginação fértil formou a combinação perfeita em a viagem ao centro da terra.      

      O século XIX foi uma época de grandes descobertas. Os geólogos estavam descobrindo quantas camadas de rochas haviam sido depositadas corroídas pela erosão durante os milhões de ano do planeta.

      Atualmente recolhemos gases dos vulcões e analisamos com precisão, isso torna possível saber o que está acontecendo dentro dos vulcões. Descobrimos o processo de formação dos planetas e como eles continuam se modificando.

      No centro do planeta terra está localizado o núcleo interno que é formado por ferro sólido e o núcleo exterior de ferro derretido, depois o manto e a crosta. Daniel Perry Lathrop (físico experimental) relata que se fosse possível iria a uma viagem ao centro da terra.

      Brian Clarke (Engenheiro civil), relata que demoraríamos cerca de mil anos para chegarmos ao centro da terra, mas é necessário talvez construir uma cápsula que suporte altas temperaturas, o ambiente é mais hostil que no mar ou no espaço. O diamante é a substancia mais dura que se conhece, precisaríamos de uma grande quantidade para construir essa cápsula.

       Uma das coisas mais interessantes deste documentário é que o interior da terra é tão quente quanto o sol. Os geoquímicos conseguem através de amostras dos vulcões datarem rochas e estabelecer uma espécie de impressão digital (saber a origem). No Havaí se localiza o vulcão mais ativo do mundo e entra em atividade frequentemente.

       A sismologia é a única maneira de explorar o interior do planeta sem precisar ir até lá. A migração dos continentes é a maior força do planeta. A teoria da migração ou deriva dos continentes, também chamada de tectônica de placas.

        Em 20 milhões de anos nosso mundo será diferente, as placas continuam se movimentando causando estragos, a região do Japão é a mais prejudicada. As placas do pacífico e da Ásia estão colidindo, a do pacífico está sendo levada para debaixo da Ásia chamada de subdução.  

        O geofísico nuclear J. Marvin Herndon acredita que no interior da terra exista um reator nuclear, algo mais potente. O campo geomagnético está se alterando no decorrer dos séculos.

        Portanto assim como Júlio Verne a viagem ao centro da terra vai ficar na esfera da  fantasia. Os comentários e estudos deste documentário são de grande importância para compreendermos um pouco do planeta que habitamos, e assim com o depoimento dos cientistas e das animações empregadas no mesmo foi de grande importância para acrescentar o que se estudou em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com