TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do documentário - O Sal Da Terra

Por:   •  12/12/2017  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Fluminense

Nome: Lucas Rocha

Resenha do filme - documentário: “Sal da Terra”

O documentário conta a trajetória de Sebastião Salgado no mundo da fotografia. Suas fotos durante a chamada “febre do ouro” em Serra Pelada apresentam uma característica marcante em toda sua obra. Ele procura captar as emoções e a realidade de cada pessoa retratada. Daí surge a explicação para o título “Sal da Terra”, onde as pessoas seriam inerentes à Terra, ou seja, são parte dela. Assim, ele reforça uma frase dita por si mesmo: “Cada fotógrafo desenvolve suas fotos e seus recortes em função da sua história.”

As expedições e viagens que fez durante toda a sua vida também são bem detalhadas no filme. Alguns de seus trabalhos foram “Outras Américas”, “Êxodo”, “Instituto Terra”, “Gênesis”, cada um contando uma história específica e explicada por ele, porém todos contendo sua marca registrada de captar detalhes que remetem a uma determinada comoção ou reflexão, tanto de pessoas quanto de animais selvagens. Aliás, um outro aspecto interessante é a questão das amizades construídas por Salgado ao longo de seus projetos. Ele relembra durante o filme de amigos de tribos indígenas e também de uma baleia que se tornou sua amiga.

O documentário acaba se tornando muito  importante quando comparado com a atividade jornalística. O trabalho de Salgado é muito relevante para a área pois retrata uma realidade que muitas vezes não é vista. As expressões captadas, ressaltadas muito com o preto e branco de suas fotos mostram situações vistas por um determinado olhar diferenciado. Denúncias e reflexões acerca de diversos temas são marcas de suas fotos e isso mostra a importância do seu portfólio não só para fotógrafos como também para os diversos ramos do jornalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com