TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WORLD GLOBALIZATION

Projeto de pesquisa: WORLD GLOBALIZATION. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

1- GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.

As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.

O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

2 - OS AGENTES DA GLOBALIZAÇÃO

Compilação do Centro de Concernências "Educação para a Jusitiça", aqui divulgado com sua permissão.

As Empresas Transnacionais:

Entre os agentes da globalização, há as grandes corporações transnacionais tais como a Nike (calçados), Hanes (roupas), Dole (alimentos), Esso (derivados do petróleo, etc.) que operam ao redor do mundo. Essas empresas não são reguladas de perto por nenhum organismo internacional. Como "maximizar os próprios lucros" é a sua principal atividade e objetivo, essas multinacionais freqüentemente mudam suas fábricas para nações que pagam os mais baixos salários e impostos, sem obedecer aos critérios ambientais; ou então, sub-contratam fábricas nesses lugares para poder aumentar a renda dos próprios acionistas. De todos os poderes finaceiros e econômicos da mais alta renda no mundo, 49% são governos nacionais e 51% são corporações internacionais.

Os Investidores:

Entre os agentes da globalização há também os investidores --- tais como os grandes bancos, as grandes firmas de investimento, de fundos mútuos, de fundos protegidos, etc.---, que "movimentam" dinheiro constantemente, comprando e vendendo a nível internacional, que só minimamente têm de obedecer regulamentações mundiais. Digno de nota é o fato que a soma dos bens dos três maiores bilionários da terra equivale à soma das economias nacionais de todas as nações mais pobres do planeta, ou seja, 600 milhões de pessoas!

A Organização do Comércio Mundial:

A Organização do Comércio Mundial (OCM) foi criada a partir do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (AGTC), um acordo comercial internacional elaborado durante a Conferência em Bretton Woods (New Hampshire, Estados Unidos), em 1944, logo após a Segunda Guerra Mundial. Foi esta mesma Conferência que criou a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). A OCM elabora e implementa os regulamentos comerciais entre todas a nações a ela afiliadas. Ela pode julgar, por exemplo, que os critérios ambientais adotados por certos países constituem barreiras injustas ao comércio entre as nações! Um exemplo evidente é a assim chamada "controvérsia da banana" causada pelo fato de que, favorecendo os Estados Unidos, a OCM recentemente decretou que a União Européia não pode preferir comprar banana das suas ex-colônias nas Ilhas Caraíbas. No entanto, os pequenos agricultores dessas ilhas não podem competir com os preços mais baixos pagos pelas grandes corporações transnacionais como a Dole ou a Chiquita Banana que atuam em maior parte, na América Latina. Assim sendo, os pequenos agricultores das Ilhas Caraíbas não estão podendo vender banana e, conseqüentemente, estão perdendo suas terras e meios de sobrevivência, caindo na miséria.

O Banco Mundial:

A função do Banco Mundial é, supostamente, oferecer empréstimos a países em desenvolvimento para serem aplicados na construção de estradas, hidroelétricas, etc., e assim ajudá-los a sair da pobreza e alcançar a auto-suficiência econômica. Mas quando as nações pobres se atrazam no pagamento desses empréstimos, não têm recurso a nenhuma proteção contra a bancarrota como têm as grandes corporações como a Enron, (petróleo) norte-americana. Ao contrário, não têm alternativa senão pedir novos empréstimos ao Banco Mundial, que passa a controlar o sistema econômico desses países, forçando-os a pagar sua dívida externa com juros cada vez mais altos, denominados "regulamentos de ajustamento estrutural". Esses juros têm constringido países pobres, na África por exemplo, a cortar fundos da saúde pública, da educação e da providência social, e a cultivar alimentos para exportação em vez de sustentar o próprio povo.

O Fundo Monetário Internacional:

Supõe-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com