TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zona Rural E Urbana

Artigos Científicos: Zona Rural E Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

Dados da Aula

 Identificas as modificações ocorridas nas paisagens, causa e consequências;

 Perceber qual paisagem é a escola e a residência do aluno;

 Perceber as diferenças e semelhanças das paisagens urbanas e rurais.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Motivando a turma

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, nesse momento, o professor deverá apresentar à turma (como elemento de motivação para as discussões) a fábula de Esopo “o Rato do campo e o rato da cidade.”

Depois dessa apresentação o professor poderá questionar o grupo de crianças sobre o que os mesmos entendem sobre CAMPO e sobre CIDADE. É importante que as respostas das crianças sejam registradas em um cartaz para futura consulta.

2º MOMENTO

O professor deverá reunir o grupo de crianças e apresentar várias imagens, orientando o olhar das crianças para os elementos que aparecem: pessoas, prédios, natureza, entre outros. Estas imagens deverão apresentar recortes da cidade e do campo.

Depois dessa apresentação de imagens o professor poderá orientar uma discussão com as crianças, questionando o grupo sobre o que perceberam e sentiram durante a leitura, onde se reconheciam. Dependendo de onde a escola se encontra (na zona rural ou urbana) o professor poderá questionar o grupo sobre que espaço pertence a escola e por quê? O professor também poderá fazer com que as crianças reflitam sobre as modificações ocorridas em determinadas regiões. Poderá também apresentar imagens progressivas que mostrem as modificações ocorridas numa mesma região.

Ao final dessa etapa sugerimos a construção de duas listas. Uma lista com os elementos que se fazem presentes em uma cidade e outra lista, com os elementos que se fazem presentes no campo. Depois da construção dessas listas o professor poderá pedir para que cada criança aponte onde a mesma reside se no campo ou na cidade, se a escola que eles freqüentam está no campo ou na cidade.

No final desse momento o professor poderá sugerir que cada criança investigue onde reside, pedindo para as mesmas observarem os problemas desses lugares (esgoto, ruas com buracos, assaltos, falta de iluminação, dificuldade em meios de transportes etc.).

3º MOMENTO

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

 Participaram das discussões em sala sobre o campo e a cidade;

 Participaram da construção do texto coletivo;

 Conhecem as diferenças e semelhanças das paisagens urbanas e rurais;

 Identificam qual é a paisagem da escola e qual é a paisagem da sua residência.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila). Essa classificação, zona urbana, não leva em consideração o tamanho da cidade nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com