TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁFRICA: DO IMPERIALISMO A GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

ÁFRICA: DO IMPERIALISMO A GLOBALIZAÇÃO

Série/Turma:

3º Ano Ensino Médio 

Carga Horária:

4 Horas de aula 

OBJETIVO

  •  Analisar as consequências do Imperialismo no continente africano na atualidade.                                                                                                  
  • Identificar as principais mudanças ocorridas na África durante o Imperialismo Europeu.

CONTEÚDO

Na segunda metade do século XIX, a África foi colonizada a explorada por nações europeias, principalmente, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica e Alemanha. Este período ficou conhecido como neocolonialismo. O continente africano foi “repartido” entre os países europeus que implantaram um sistema imperialista, desrespeitando a cultura e diversidade étnica na região.

[pic 1]

O imperialismo aplicado pelos europeus na África na segunda metade do século XIX deixou feridas no continente até os dias de hoje. Além de explorar os recursos naturais, o imperialismo provocou graves conflitos étnicos na África. A cultura africana também foi muito prejudicada neste processo.

[pic 2]

Desta forma quando houve a independência, nominal e não na prática, destas “nações” tais diferenças solapadas pela dominação estrangeira até então se evidenciaram o que causou e causa guerras sangrentas trazendo miséria e destruição, que já dura  500 anos de uma exploração predadora do capital internacional sobre o continente.

[pic 3]

Entre as consequências deixadas pelo imperialismo no continente africano, está ás dificuldades enfrentado pelas nações dos países recentemente independentes, para a formação de uma estrutura governamental sólida, devido à população viver em constantes conflitos entre etnia diferentes, diante disso, não aceitavam viverem sobre o comando de um governo único.

Outro problema que impedi que os países recentemente independentes estabeleçam uma politica territorial própria é a influência mantida ainda hoje dos países berço do capitalismo sobre os países da África, usando para isso estratégica politicas, as quais ainda causam rivalidade entre tribos. Outra consequência foi o aumento da questão da fome, devido á desestruturação que o continente sofreu na sua agricultura tradicional, a qual, na época em foi colônia, foi substituída por produtos para exportação em massa.

METODOLOGIA

.

A Metodologia do ensino e aplicação do conteúdo detalhado com todas as informações, tirar duvidas, o conteúdo com imagens, em cada época.

Um método de ensino objetivo e esclarecedor.

AVALIAÇÃO

O método de avaliação consiste em obter o esclarecimento de como foi imperialismo e as consequências na África até os dias de hoje, propondo uma solução que diminua essas consequências que continua presente no continente africano.

Outro método é uma avaliação escrita para que possa reforçar o entendimento do conteúdo e esclarecer qualquer duvida que surgir

REFERÊNCIAS

HTTPS/: www.infoescola.com

HTTPS/: www.suapesquisa.com

JUNQUEIRA. V. H. Geografia Regional II Batatais; Claretiano 2015. Material Sala de Aula Virtual- Unidade 1, 2 e 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com