TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História - Segunda Guerra e Crise de 29

Por:   •  11/4/2019  •  Resenha  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

COLÉGIO ADVENTISTA PORTÃO

FELIPE AUGUSTO ANDRADE

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

CRISE DE 1929

CURITIBA

2019

FELIPE AUGUSTO ANDRADE

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

CRISE DE 1929

Trabalho que visa discorrer acerca das histórias da Segunda Guerra Mundial e seus impactos, utilizando de acontecimentos importantes como a Grande Depressão, conhecida popularmente como a crise de 29.

CURITIBA

2019

  SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO________________________________________________________1

2. CRISE DE 29__________________________________________________________2

2.1 Pós-Primeira Guerra Mundial___________________________________________3

2.2 Durante isso nos EUA_________________________________________________3

2.3 Economia Europeia___________________________________________________3

2.4 Produtores norte-americanos___________________________________________3

2.5 Início do problema___________________________________________________4

2.6 O resultado_________________________________________________________4

3. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL___________________________________________5

3.1 Possíveis causas_____________________________________________________6

3.2 V de Vingança_______________________________________________________6

3.3 Ameaça Nazifascista__________________________________________________6

3.4 O Eixo nasce________________________________________________________7

3.5 Os Aliados contra-atacam______________________________________________7

3.6 Invasão Nazista a Polônia______________________________________________7

3.7 Desenrolar da História________________________________________________8

3.8 Vitória dos Aliados___________________________________________________9

4. CONCLUSÃO________________________________________________________10

INTRODUÇÃO

Diversos acontecimentos marcam o mundo, porém alguns se destacam, sejam pelas suas motivações ou pelas suas consequências.

  Por motivos econômicos, militares, revolucionários ou até mesmo ideológicos, fora visto no último século que mesmo com exemplos anteriores, o ser humano é capaz de fazer aquilo que lhe convém, seja acabando economicamente com seu próximo, colocando pessoas em campos de trabalhos forçados e de extermínio ou até mesmo despejando bombas nucleares com alto potencial radioativo sobre cidades que habitavam um grande número de pessoas inocentes, que nada tinham relacionadas com o que seu líder representava. Quanto vale a vida de uma pessoa? O que lhe representa o ódio ou o que lhe sustenta o dinheiro?


CRISE DE 1929

Durante anos, a economia norte-americana já estava sendo avariada devido a consequências da Primeira Guerra Mundial. Por diversos fatores, a bola de neve que, de forma crescente estava sendo formada com a grande produção causada pelos incentivos aos produtores industriais, uma hora chegou ao fim e acabou por causar uma grande taxa de problemas financeiros nos Estados Unidos da América. Causas, durante e consequências da quebra do segmento financeiro serão explicados nesse trabalho.

 O Capitalismo se transformou numa grande arma utilizada pelos países durante a Primeira Guerra, porém também fora amplamente explorado no período entreguerras, como será visto a seguir. A cegueira provocada pela ilusão de um mundo aos pés dos Estados Unidos será fatal para os produtores e feitores industriais, agrícolas e pecuários desse grande país, causando uma grande quantidade de falências e mortes decorrentes à tal fato.

2.1 - Pós-Primeira Guerra Mundial:

Após a Primeira Guerra Mundial, os países europeus envolvidos direta ou indiretamente nas batalhas estavam falidos, destruídos ou com uma população incerta sobre seu futuro financeiro e industrial. Com isso, os Estados Unidos, um dos países participantes da guerra, aproveitou-se dos fatos citados e acabaram por começar a exportar uma grande quantidade de alimentos e produtos industrializados para esses países, com fins de ajuda às nações amigas e também afim de causar um desenvolvimento financeiro interno.

2.2 - Durante isso nos EUA:

Durante esse período de avanço financeiro no país, os norte-americanos começaram a ter uma grande queda nos preços, uma grande produção agrícola e também industrial, para conseguir manter a grande taxa de exportação que estará sendo enviado para países da Europa como Itália, França, Reino Unidos e entre outros.

2.3 - Economia europeia:

Enquanto auxiliados, os países da Europa estavam começando a dar indícios de que estavam se recuperando e, cada vez mais, precisando menos dessas ajudas que os Estados Unidos estavam prestando, ou seja, estavam começando a beirar a independência econômica dos EUA, com riscos de grandes consequências.

2.4 - Produtores norte-americanos:

Durante esse período, incentivados pelo governo e com grande auxílio interno, os produtores industriais, agrícolas e pecuários estavam faturando enormes quantidades de dinheiro, uma vez que os preços foram, para eles, abaixados e, a inflação do país estava controlada e também estavam empolgados, uma vez que durante a Primeira Guerra Mundial e antes, enquanto na industrialização americana, estavam sendo massacrados por preços exorbitantes e sem grande possibilidade de crescimento.

2.5 - Início do problema:

Com a economia europeia sendo restaurada, os produtores americanos, assim gentilmente chamando-os, estavam sendo enganados e ludibriados por uma falsa ilusão de que aquilo seria um período longo e sem nenhum problema. Mas eis que o grande equívoco surge: a superprodução.

 Com uma produção desenfreada e com cada vez menos procura europeia para com os produtos americanos, os objetos e alimentos industrializados estavam cada vez menos sendo buscados e acabavam por ficar sem venda e causando déficit monetário para os feitores dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com