TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE E ARQUITETURA BRASILEIRA DESDE O PRÉ- DESCOBRIMENTO ATÉ O SECULO XVIII

Por:   •  16/3/2018  •  Artigo  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE MATER DEI

MILENA MADALOSSO SCHIRMER

PRODUÇÃO DE HISTÓRICO DA ARTE E ARQUITETURA BRASILEIRA DESDE O PRÉ- DESCOBRIMENTO ATÉ O SECULO XVIII.

 Arte Pré-Histórica e Arte e Arquitetura Indígena Brasileira.

TEXTO 1

PATO BRANCO

2018


TEXTO 1 – Arte Pré-Histórica

Durante os primeiros séculos da colonização brasileira a arqueologia foi uma ciência que pouco se desenvolveu, e assim como na Europa ela nasce, de fato, somente no século XVIII. Em meados do século XIX, a corte imperial, com a necessidade de conhecer as novas terras, financiou os primeiros estudos, que foram realizados pelos europeus Lund, Saint-Hilaire e Martius. Posteriormente mais estudos foram realizados por demais cientistas, nos quais foram encontradas inúmeras peças cerâmicas avaliadas como pré-históricas, porém muitos desses achados foram enviados para museus fora do país (JUSTAMAND, 2010).

Com base nos primeiros preceitos e com o desenvolvimento dos estudos e conhecimentos, é possível afirmar que, desde que o homem passou a viver em sociedade ele criou formas de se comunicar, sendo a arte a primeira delas. As pinturas rupestres (rupestre vem do latim rupes-is, significa rochedo) eram uma forma de expressão e representação da vida pré- histórica, elas apresentavam as lutas, as condições de sobrevivência, os rituais e também cenas como parto e sexo.

Com os estudos das primeiras pinturas rupestres no Brasil, foi possível identificar a presença da etnia, local e também sua identidade, pois os “artefatos” revelam significativos padrões tecnológicos, iconográficos e estilísticos. Segundo Graça Proença as pinturas são classificadas em dois grandes grupos: naturalistas e geométricas.

 

 “Entre as primeiras predominam as representações de figuras humanas que aparecem

Ora isoladas, ora participando de um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. No grupo dos motivos naturalistas, encontram-se também figuras de animais, cujas representações mais frequentes são de veados, onças, pássaros diversos, peixes e insetos.

As figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e triângulos.”  (GRAÇA PROENÇA, 2006).

Entre os matérias mais utilizados estão o carvão, o barro, sangue de animais, fezes de animais e elementos vegetais (pigmentos minerais óxidos de ferro e manganês).

Visando a proteção de patrimônios arqueológicos a Constituição Federal de 1988 reconheceu esses artefatos arqueológicos como Bens da União, incluindo-os no conjunto do Patrimônio Cultural Brasileiro, tendo atualmente 17 bens arqueológicos tombados em todo o território, sendo: 11 sítios e 6 coleções arqueológicas localizadas em Museus.

Essas pesquisas cientificas das antigas culturas que existiram no brasil abrem uma nova perspectiva para a historiografia e para a arte brasileira.

        

Pinturas rupestres no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

[pic 2]

Arte Rupestre Geometrica, tradição litoral Catarinense.

JUSTAMAND, Michel. As pinturas rupestres do Brasil: memória e identidade ancestral. Revista Memorare, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 118-141, abr. 2014. ISSN 2358-0593. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (188.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com