TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Maravilha SC

2014        


                                                   SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 Desevolvimento.........................................................................................................

3 Conclusão.................................................................................................................5

                                                   

4 Referencias bliográficas............................................................................................6

[pic 14]


1 Introdução

                  Muito se tem discutido, recentemente, acerca da inclusão social, eis que     o objetivo desse trabalho é elaborar um trabalho acadêmico, analisando e discutindo sobre a temática da inclusão na atuação do professor no contexto da educação básica, posicionando-se de forma critica e reflexiva.

                  Essas reflexões serão fundamentadas teoricamente na Psicologia histórico-cultural, o que se justifica pela importância conferida por esse autor ao contexto escolar na aprendizagem e no desenvolvimento.

                  Este trabalho focaliza o papel do professor de educação básica na formação de uma cultura escolar inclusiva, a hipótese sustentada é de que sua posição de autoridade e liderança, e principalmente seu papel como articulador do projeto pedagógico, são fundamentais no processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, notadamente aqueles com deficiências.  

                  A cultura com a educação é um processo de transformação do trabalho e da consciência, processo esse de socialização do indivíduo na sua cultura é um processo de ensino e de aprendizagem que ocorre implicitamente, sendo anterior ao surgimento do ensino formal, tendo assim ser implantado num programa de educação básica.

                  Na medida em que as organizações sociais se tornam mais complexas, as formas e os processos envolvidos na transmissão do saber são vistos como um problema a ser pensado, que dá origem à educação básica.

                 Tais diretrizes afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, configurando os valores e os significados vivenciados na própria escola, dessa forma, faz valer a atuação dos professores na inclusão de todos da mesma maneira, para que posteriormente haja uma melhor inclusão de ambos na sociedade de um modo geral.

                 

2 Desenvolvimento                

 

                  Cultura escolar pode ainda ser caracterizada pelo chamado currículo oculto, ou seja, pelas diretrizes tácitas que atuam de modo importante no funcionamento da escola e nas práticas dos seus profissionais, devendo ser a escola o espaço de socialização mais legitimado na sociedade atual, onde se recria um conhecimento específico, diferente da educação informal ou familiar.

               Num contexto mais genérico, educação básica designa o conjunto de atividades educativas, formais, não formais e informais, destinadas a satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, em geral correspondentes aos primeiros estágios do processo de alfabetização.

               A educação básica compreende a educação infantil e ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos, é durante este período de vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

             Múltiplos estudos provam que a expansão da educação básica se repercute diretamente na melhoria dos padrões de saúde publica, outros benefícios da escolarização, embora mais difíceis de medir, é a melhoria da governança e da estabilidade política, resultando em geral, na melhoria acentuada do respeito pelos direitos humanos.

              Para se produzir uma aprendizagem significativa torna-se imprescindível à dupla mediador-mediado que, ao desenvolver os critérios de mediação, possibilita a interação e a modificação, já que é somente por meio da interação do sujeito com outros sujeitos capazes de mediar informações necessárias, estando estes sujeitos integrados a um meio ambiente favorável e estimulante.

                  Para Vigotski, a cultura é uma instância mediadora entre as pessoas e o mundo em que vivem bem como entre as pessoas e elas mesmas, e possui tanto a função de determinante quanto de produto das relações humanas.

                  O desenvolvimento filogenético e ontogenético do ser humano são mediados pela cultura, e a impregnação social e cultural do psiquismo possibilitou a diferenciação humana ao longo da História, a humanidade tornou-se o que é porque cria, assimila e reconstrói a cultura, que é formada por elementos materiais e simbólicos.

                   No desenvolvimento da criança se encontra inevitavelmente vinculado à incorporação mais ou menos criativa da cultura de sua comunidade.

              Decorre daí que a principal questão não é investigar como a criança se socializa, mas como a sociedade socializa a criança, por meio de processos de socialização vividos na escola, a criança internaliza valores e comportamentos da sua cultura, sendo fundamental compreender como se dá esse processo.

              A escola pode ser vista, portanto, como uma organização social dotada de uma cultura própria, e, ao mesmo tempo, uma parte de uma cultura mais ampla, que reflete em suas ações os condicionantes e contradições ali presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com