TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Didática

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

                                                                                                                               

                                                Projeto Pedagógico  

                                          Temas Transversais

Meio Ambiente

História

                                                                 

São Paulo

2018

[pic 3]

Meio Ambiente

INTRODUÇÃO

O assunto Meio Ambiente faz parte dos temas transversais, pois trás a discussão sobre a relação que os problemas ambientais têm com áreas importantes da nossa sociedade como, política, econômica, histórica e social, essa discussão tem como principal objetivo causar mudanças no comportamento pessoal do cidadão para que o mesmo sinta a necessidade de assumir novas atitudes e valores que posteriormente tragam resultados positivos em relação ao meio ambiente. Tratar do assunto meio ambiente é necessário desde o inicio do currículo escola para que tais atitudes de preservação, proteção e melhoria no meio ambiente torne-se para da cultura das próximas gerações, e a escola juntamente com os professores tem papel importantíssimo na apresentação desse conteúdo. Apresentar diferenças entre um meio ambiente equilibrado e saudável e um poluído e devastado e uma atividade que desperta o interesse e através dessa e de outras atividades é possível que o aluno se familiarize com a natureza e sintam-se parte importante dela, desenvolvendo valores, atitudes e posturas éticas para assim criar consciência de que as questões em torno do meio ambiente são um aprendizado constante. Dentro do tema meio ambiente, outros assuntos podem ser abordados como os ciclos da natureza e suas transformações constantes, as atitudes dos homens que aceleram ou interrompem esses ciclos impedindo sua renovação, como a sociedade aborda o tema, a diversidade de ambientes dentro do nosso país, entre outros. A abordagem desse assunto em sala de aula tem como objetivo além da conscientização, interagir o aluno e guiá-lo a criar e desenvolver modos de preservação, conservação, recuperação e reabilitação do meio ambiente e seus recursos, avaliando a realidade da sua rua e até mesmo do seu bairro, levando-o a enxergar que atitudes simples contribuem para um melhor meio ambiente como, economizar água e joga o lixo no lugar certo, zelando pelo direito próprio e dos outros por um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa, na sua rua e no seu bairro, se conscientizando de que isso é responsabilidade como cidadão.

[pic 4]

Projeto Didático

  • TEMA:

            Conseqüências do desprezo ao meio ambiente.

  • AREA DE CONHECIMENTO:

            História: Analisando as conseqüências do presente baseadas nas escolhas do           passado.

  • TEMAS TRANSVERSAIS:

Meio Ambiente.

  • TEMPO:

Total de 6 dias, utilização de 7 aulas.

1°Dia – Assistir ao filme que possui a duração de 1h37 min. Totalizando duas aulas.

2°Dia – Dialogo sobre as informações passadas pelo filme e direcionamento aos temas chaves do trabalho. Totalizando uma aula.

3°Dia – Organização dos Grupos e orientação sobre o trabalho. Totalizando uma aula.

4°Dia – Primeiro dia de apresentação, dois grupos por aula. Totalizando uma aula para o primeiro dia.

5°Dia – Segundo dia de apresentação, os últimos dois grupos. Totalizando uma aula para o segundo dia.

6°Dia – Entrega das Avaliações. Totalizando uma aula.  

  • FAIXA ETARIA:

Alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

  • MATERIAL DE APRENDIZAGEM:

Filme WALL-E. 

RESUMO: É o ano de 2700 e a Terra está entulhada de lixo e com a atmosfera poluída por gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar todo o lixo formando torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada, que diferente dele tem como objetivo procurar vestígios de vida no Planeta abandonado. Por sorte Wall-E tem uma plantinha que encontrou durante o trabalho e dá como um presente a Eva, e assim começa a aventura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com