TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Intentona Comunista

Por:   •  5/9/2019  •  Dissertação  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

I – Introdução

        O surgimento de novas ideologias afetou todos os países e não seria diferente com o Brasil. O avanço comunista na pátria levou a uma revolta sangrenta que ficaria marcada em sua história. A seguir será abordado o processo histórico da Intentona Comunista, concluindo sobre as consequências para o Brasil.

II - Desenvolvimento

  1. Raízes

        Após a Revolução Bolchevista de 1917 intensificou-se a propaganda ideológica marxista-leninista, desde então houve várias tentativas de implantação de comunismo no Brasil, logrando êxito apenas a implantação do Partido Comunista em 1922. Em seus primeiros anos de atividades desenvolveu intensa infiltração principalmente nos meios operários visando criar situações que permitissem a cisão da sociedade.

  1. ANL

        Vários setores da sociedade, diante da ameaça fascista, uniram-se e formaram a Aliança Nacional Libertadora (ANL) com Luís Carlos Prestes assumindo sua presidência levando a ANL a ser identificada como uma instituição comunista. Com forte propaganda voltada a um nacionalismo econômico, conquistou vários sargentos e jovens oficais.

  1. Reação

        Com os comícios da ANL crescendo, Vargas, apoiado pelos integralistas, aprova a Lei de Segurança Nacional destinada ao combate do comunismo, dissolvendo a ANL. Devido à várias prisões que abalaram o movimento e a pressão do Komintern, Prestes concordou com o desencadeamento imediato do movimento armado, iniciando assim em novembro a chamada intentona.

  1. Deflagração

        O movimento deveria ter eclodido simultaneamente no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco a 27 de novembro. Por um erro de interpretação eclode em Natal no dia 23 de novembro, com militares do 21° Batalhão de Caçadores e civis apoderando-se do arsenal e iniciando 3 dias de violência e terror. Em 24 de novembro eclode em Recife no CPOR e em seguida, no dia 27, no Rio de Janeiro na Escola de Aviação e no 3° Regimento de Infantaria.

III – Conclusão

        Com a eclosão da intentona comunista o governo passa a ter maior poder de ação devido ao estado de animosidade e medo da população quanto a novos ataques, criando o Estado de Guerra e o Tribal de Segurança Nacional – permite o executivo a cassar patentes de militares e demitir qualquer servidor e julgar os envolvidos em crimes subversivos- bem como medidas de segurança restritivas à forma democrática de governo que possibilitaram a instalação do Estado Novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com