TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE – O MANIFESTO COMUNISTA

Por:   •  30/10/2017  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE – O MANIFESTO COMUNISTA

O Manifesto Comunista foi escrito para que pudesse ser espalhado na intenção de promover o comunismo e unir os trabalhadores para dar impulso a uma revolução proletária.   Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels é uma declaração das intenções de um partido que contestou a existência das relações sociais capitalistas. Um sistema econômico onde a criação de grandes riquezas se baseia na pobreza de quem a produz, e que impulsionado por essa busca do capital não vê nenhum impedimento político, moral ou ético para explorar o trabalhador, fazendo deste uma mera ‘mercadoria’ onde é obrigado a comercializar sua força de trabalho.

Marx inicia o manifesto argumentando que a luta de classe ou a exploração de uma classe por outra são as forças motivadoras por trás de todo o desenvolvimento histórico e ele discute isso dando muitos exemplos diferentes ao longo da história como o homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo.

E ao longo do manuscrito afirma que é preciso destruir o capitalismo, que torna o operário um ‘alienado’ onde ele perde sua identidade e assim também descreve a existência da alienação religiosa, que faz com que o homem perca o sentido de lutar pela desigualdade no sistema capitalista, pois a religião o faz acreditar que Deus decide quem é pobre ou rico. Portanto, para Marx a principal tarefa para se atingir o comunismo é acabar com a alienação política e social e quando isto ocorrer, não haverá mais submissão do proletariado (aqueles que não dispõem dos meios de produção e só pode sobreviver com a venda de sua força de trabalho a um capitalista) pela burguesia (aqueles que possuem os meios de produção, as fábricas e os empregadores de trabalho assalariado).

Afirma que os burgueses (classe dos capitalistas modernos) possuem “aglomeração populacional, meios de produção centralizados e concentração da propriedade em poucas mãos” e também descreve os proletários, ou a classe trabalhadora, como eles foram formados, como eles sofreram e como eles devem superar com suas lutas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com