TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura de Meister

Por:   •  7/6/2018  •  Monografia  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

                                                        Introdução    

A arquitetura de Meister dominou o cenário de Curitiba, desde o projeto do Teatro Guaíra, em 1948 até o início do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR em 1962. É autor dos mais importantes edifícios de órgãos públicos nos anos 50 e 60, quando a modernidade identificava-se com o Estado Desenvolvimentista. Com uma arquitetura funcionalista e racionalista, é desenvolvido em uma linguagem de Mies Van Der Rohe e Walter Gropius. A acessibilidade foi integrada nos projetos pois contraiu poliomelite nos primeiros anos de infância. Meister projetou ainda o Auditório da Reitoria da UFPR, para 700 lugares, com uma disposição espacial peculiar: o acesso principal acontece pela parte inferior da plateia.

Desenvolvimento

A Assembleia Provincial doa à Sociedade Teatral Beneficente para a construção do Teatro São Theodoro União Curitibana, na metade do século 19. Em 1894 o Teatro foi inaugurado tornando-se o centro cultural de Curitiba. Com a chegada da revolução federalista as apresentações são suspensas, e o local acaba entrando em decadência. Só em 1900 é reinaugurado com o nome de Theatro Guayrá (Tupi-Guarani). O teatro foi demolido em 1939, e logo em seguida uma campanha para a construção de um teatro oficial é imposta, liderada pela Academia Paranaense de Letras. Em 1952 a construção foi iniciada, com o grande avanço econômico, também ocorreu um desenvolvimento cultural. O projeto arquitetônico do atual Teatro Guaíra é do engenheiro Rubens Meister (1922 – 2009), um dos precursores da arquitetura moderna no Paraná. Em 1954 foi inaugurado um dos três complexos que compõe o projeto auditório Salvador de Ferrante ou Guairinha como é popularmente falado, o grande auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, também conhecido como Guairão, a ocorrência do incêndio a inauguração foi executada em 1974. Em 1975 é inaugurado o último auditório, Glauco Flores de Sá Brito, também conhecido como Mini auditório completando o projeto, que a partir de então passava a se chamar Fundação Teatro Guaíra. O espaço total dos auditórios passa a ser de 16.900 metros quadrados (m²), com uma capacidade total de 2.757 lugares.

Conclusão

Contudo, o projeto original do teatro tinha a intenção de ser implantado numa praça por isso apresenta proporções de simetria, quer em sua disposição volumétrica como na relação com o entorno. A mudança do local fez com que ele ficasse apertado. A valorização do percurso arquitetônico, desde a entrada ao nível da rua até o acesso ao auditório, no segundo pavimento, um recurso utilizado pelas academias Beaux Arts, foi herdado também por Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Meister enfrentou grandes dificuldades no desenvolvimento do projeto com relação a parte acústica e de visibilidade. A influência exercida pelo projeto do Palácio dos Soviéticos, em Moscou, desenvolvido por Le Corbusier junto aos arquitetos do Movimento Moderno, estabele algumas relações entre o Teatro Guaíra e o Construtivismo Russo. Suas obras não tinham a intenção de causar impacto, são edificações sérias e perenes. Os projetos do autor sempre foram muito bem pensados e executados, não tinham excessos, e são referências históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com