TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Na Idade Moderna

Pesquisas Acadêmicas: A Arte Na Idade Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 5

A arte na idade Moderna.

Idade Moderna é o período compreendido entre 1453 a 1789 - data que marca o início da Revolução Francesa.

Ela mostra parte da história do Ocidente. Em 1453, temos a queda do Império com a tomada dos turcos pela capital Constantinopla. Esse foi um período de muitas transições, de revoluções e substituição do sistema feudal para o sistema capitalista.

No final da Idade Média, a arte moderna já se iniciava, sendo uma forma de preparação para o renascimento de um novo marco na história da arte.

Movimentos Artísticos na Idade Moderna

* Renascimento: começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.

* Barroco: surgiu no século XVII e suas características enfatizaram as transformações ocorridas na Idade Moderna.

* Rococó: é a fase do Barroco compreendida entre 1710 e 1780.

Renascimento

Na Itália, a partir do século XIV, o renascimento se inicia de 1300 a 1650. Esse foi um período marcante na história e representou muito mais do que a simples volta da arte greco-romana.

Cientificamente, o homem buscava abrir o pensamento e formular hipóteses e teorias, deixando o lado religioso e valorizando mais o homem. Foi nesse período que surgiu o Humanismo.

A arquitetura renascentista

A arquitetura buscava a ordem e equilíbrio, um exempo é a igreja de Saint Peter, em Roma. Eles queriam se livrar da grandiosidade buscada pelas catedrais góticas. Foi estabelecido, portanto, princípios matemáticos, que faziam com que o observador enxergasse a arte de qualquer ponto que observasse.

Um exemplo que encontramos é na reformulação da abóbada da catedral de Florença, feita pelo arquiteto Brunelleschi, em 1420. Através da geometria e suas regras, uma nova arquitetura pode mostrar a harmonia e a constância em que o homem produzia a sua arte.

A pintura renascentista

Na pintura renascentista, o homem, por meio das técnicas que já haviam sido feitas na arte gótica, começaram a fazer uso do realismo, da perspectiva e do claro-escuro. Faziam isso através dos princípios da matemática e da geometria e, através do volume e as técnicas anteriormente citadas. A pintura se aproximava do realismo. Cada artista possuia seu estilo e individualidade e não estavam presos às regras como os artistas da Idade Antiga.

Escultura na Renascença

Os artistas que se destacaram foram: Michelangelo, citado anteriormente, e Verrocchio.

Andréa del Verrocchio(1435-1488) - foi o primeiro escultor a utilizar o jogo de luz e sombra nesse tipo de arte. A sua principal obra foi Davi, um personagem bíblico, que enfrentou um gigante, chamado Golias. A escultura foi feita em bronze e ele destacou o heroísmo do personagem para melhor enfatizar a força que vinha de dentro dele. Esse fato não é possível perceber na arte grega.

Essa capacidade de transmitir o sentimento de um personagem na obra também faz parte do conjunto de obras escultóricas, a Pièta, de Michelângelo. Eles conseguem registrar os sentimentos, a beleza, o tempo e outros elementos de uma nova arte conflitante, que ainda estava por vir.

Barroco

Surgiu no século XVII e suas características enfatizaram as transformações ocorridas na Idade Moderna.

Foi no século XVI que ocorreu a Reforma Protestante, originando os Estados Nacionais e os governos absolutos, onde cada nação deveria se libertar do poder que a igreja católica possuía no período.

Eles reagiram com a Contrarreforma, se fortalecendo e fazendo belas composições arquitetônicas, como as igrejas. O Barroco não demorou muito a chegar às Américas, e foi através dele que a razão, proposta pelo renascimento, começou a se diluir. A grande característica da arte barroca é o uso das emoções.

A pintura barroca na Itália

Características:

• Disposição de elementos dos quadros, que sempre forma uma composição em diagonal;

• Contraste de claro-escuro nas cenas, o que intensifica a expressão dos sentimentos;

• Realismo, retratando não só a vida na burguesia, mas a vida do povo simples.

A escultura barroca

Há a exaltação de sentimentos. As formas procuram expressar os movimentos e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

A arquitetura barroca

Teve seu início no século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com