TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Observação e Projeto

Por:   •  15/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

                                              VERA SANTOS SILVA  RA 2049060

TOCANTINÓPOLIS-TO

2020

SUMÁRIO

1. PONTO DE PARTIDA --------------------------------------------------------------------------3

2. AMBIENTE ESCOLAR OBSERVADO-----------------------------------------------------3

3. AMBIENTE NÃO ESCOLAR OBSERVADO --------------------------------------------4

4. REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------------------5

1. PONTO DE PARTIDA

A área escolhida como ponto de partida para a realização deste trabalho foi minha residência, situada na Travessa do Ouro com a Prata nº 44, localizada no centro de Tocantinópolis, no estado do Tocantins, com aproximadamente 22. 870 (vinte e dois mil oitocentos e setenta) habitantes.

Este local foi escolhido devido à proximidade com o centro da cidade, onde estão localizados os dois ambientes que foram escolhidos para este trabalho, tanto o ambiente escolar, quanto o não escolar. O município de Tocantinópolis possui sete escolas estaduais na zona urbana e seis na zona rural, além das escolas e creches municipais distribuídas na região conhecida como bico do papagaio.

2. AMBIENTE ESCOLAR OBSERVADO

O ambiente escolar observado está aproximadamente a 500 metros de distancia do ponto de partida, trata-se da Escola Paroquial Cristo Rei, funcionando nos turnos (matutino e vespertino), oferecendo o Ensino Fundamental II, localizada à Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 1262 no bairro céu azul na cidade de Tocantinópolis Tocantins. Foi fundado em 09 de novembro de 1961 com o nome Grupo Escolar “Cristo Rei”, sendo sua lei de criação nº 4.240 de 09 de novembro de 1962, sob a orientação do então bispo Dom Cornélio Chizzini junto à comunidade Cristo Rei na pessoa da diretora Joana de Aguiar Nóbrega. Tinha como entidade mantenedora a PRELAZIA NULLIUS de Tocantinópolis e a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto do Estado de Goiás. Recebeu o nome Cristo Rei por estar no centro da comunidade e ao lado da Capela Cristo Rei e tem como objetivo principal de atender a comunidade na qual está inserida com ensino de qualidade.

Desde sua fundação, com base no parecer nº 203/2000, aprovado em 03/10/2000 a Escola tem crescido não somente no aspecto físico, mas na quantidade e qualidade do atendimento a comunidade tocantinopolina, adquirindo, desta forma, elevado conceito junto à região a qual pertence.

No início da sua história em 1961 foram matriculados 132 alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental no total de 05 turmas. Já em 1962 foram matriculados 246 alunos em 07 turmas com o reconhecimento do Conselho Regional de Educação. Em 1977, com PE. Giuliano Moretti foi inserido a 2ª fase do ensino fundamental.

No que diz respeito ao trabalho desenvolvido pelas Irmãs Escolápias na Unidade Escolar, foi e é gratificante e contribui positivamente na construção da história da escola, pois devido o carisma das irmãs estar voltado para a educação, à escola tem se destacado a cada ano no que se refere à procura por vagas, além de contar com o apoio dos pais que sempre nos apoiaram e participaram de forma ativa das atividades desenvolvidas pela escola.

Portanto, no ano de 2016 atendemos de 4º ano 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos, 2017 4º ao 7ª ano e no ano 2018 ofertamos a I e II Fase do Ensino Fundamental de nove anos, atendendo de 4º ao 8º ano. Em 2019, atendendo apenas de 5º ao 9º ano e no ano de 2020 do 6º ao 9º ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com