TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESOR EM SALA DE AULA

Exames: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESOR EM SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Com 815 alunos do 1º ao 5º ano a Escola Estadual Professor Modesto, na cidade de Patos de minas, decidiu aumentar a qualidade de ensino na escola e para isso intensificou o investimento no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para garantir a melhoria no aprendizado das crianças, segundo a diretora da escola Ivanilda Lopes Soares Ferreira, os docentes fazem um trabalho arduo com atendimento individualizado ou divididos em grupos de três alunos, em horários diferentes em que eles tem aula, no extraturno. Com esse trabalho diferenciado aumentou a proficiência dos alunos na disciplina de matemática, outra inicitiva destacada pela diretora da escola que contribuiu para o sucesso do projeto pedagógico é a reunião dos professores e supervisores semanalmente, nesses encontros eles trocam experiencias, discutem os problemas comuns e apontam soluções.

Os professores estão em formação continuada. Na área de matemática firmaram uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, e em Língua Portuguesa com Unipam e com a Universidade Federal de Ouro Preto, segundo Ivanilda os alunos se entusiasmaram muito pois houve uma integração com a matéria e a prática.

Pode se chamar de uma experiencia exitosa de ensino, quando um a escola consegue abranger um numero significativo ou quem sabe todos os alunos de sua dependencia dentro de um sistema de ensino que estimule o aprendizado dos dicentes.

Para que o aprendizado dos alunos fosse efetivo e progressivo, os professores e supervisores dessa escola tiveram que se manter em constante aprendizado, tendo a capacidade de se manterem de mente aberta para novas formas de ensino, onde o educador deixa de ser o centro das atenções, e passa esse papel para o aluno, que vira o autor de suas descobertas, como diria Paulo Freire ”Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual o papel que Eva ocupa em seu contexto social, quem trabalha pra produzir a uva e que lucra com esse trabalho”(Educação na Cidade, 1991) .

A Escola Estadual Professor Modesto conseguiu aumentar o indice de aprendizados de seus dicentes, transformando seu projeto em algo exitoso, e isso se deu graças a varios fatores combinados, entre esses fatores se destaca o atendimento individualizado aos alunos pois, com a grande diversidade cultural e social no país esse mecanismo de ensino-aprendizagem possibilita não somente a aceitação da diversidade como também a sua valorização pois a escola deve ser acessivel a todos os grupos respetando suas heranças e garantindo a possiblidade de sustentar sua identidade cultural, porque escola tem que mudar para atender as exigencias dos alunos e não o contrario, o grande desafio é não mascara essas diferenças e sim valer-se delas para enriquecer o aprendizado, o que o professor deve ter em mente são os objetivos comuns e as necessidades especificas de cada um, conhecer as particularidades e estimular o interece deles.

O Brasil fez importantes avanços na educação básica, sendo talvez, o mais importante deles a universalização do acesso a redes publicas de ensino, no entanto, os desafios ainda permanecem, e sem sombra de duvidas um dos maiores desafios é a melhoria da qualidade da educação basica no país. Temos que levar em conta que o aprendizado do aluno vai depender sumamente do professor e da aprendizagem do mesmo, sendo o docente um mediador da aprendizagem na sala de aula.

Para o sucesso das praticas de intervenção pedagogica o papel do educador é de real importância, pois é seu dever observar o desenvolvimento de cada criança e do grupo a fim de decidir qual a melhor inervenção, além de observar sua própria ação educativa, planificar melhores intervenções do grupo e de cada criança, usar o plano de intervenção que melhor convir além de observar intervenções passadas e reorientar se preciso for.

Olhando para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com