TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta Magna

Trabalho Universitário: A Carta Magna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Criada para os ingleses, a magna carta, foi uma declaração solene que o rei João da Inglaterra assinou em 15 de junho de 1215. Diante do alto clero e os barões do reino, o rei foi obrigado a assinar a Magna Carta como condição para que cessassem as hostilidades, limitando assim o poder do rei da Inglaterra. Com a assinatura da carta, o rei João, impedia também o exercício do poder absoluto por parte dos monarcas.Criada para os ingleses, a magna carta, foi uma declaração solene que o rei João da Inglaterra assinou em 15 de junho de 1215. Diante do alto clero e os barões do reino, o rei foi obrigado a assinar a Magna Carta como condição para que cessassem as hostilidades, limitando assim o poder do rei da Inglaterra. Com a assinatura da carta, o rei João, impedia também o exercício do poder absoluto por parte dos monarcas.

O conteúdo da carta serviu para redefinir a função do rei da Inglaterra, pois a mesma impedia do rei criar novos impostos, mudar as leis sem o consentimento do Grande Conselho, órgão composto pelo clero e pela nobreza, enfim um conjunto de leis que seriam válidas para todo o território britânico.

Podemos afirmar que a Magna Carta é peça básica da constituição inglesa e de todo o constitucionalismo, pois serviu de modelo para as demais declarações. Esse fato não a torna universal, pois não foi declarada dessa forma. A declaração não se preocupa com os direitos do homem por si só de forma geral, mas sim com os direitos do povo inglês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com