TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colonização do Brasil

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

Conceito de Colonização

O termo colonização é bastante usado em nossas salas de aula, no nosso dia-a-dia e em muitos artigos acadêmicos. Mas para entendermos melhor qual é realmente o seu significado, devemos analisar alguns conceitos que remetem ao termo colonização para que assim possamos melhorar nossa perspectiva sobre o que é colonização, quais os tipos que existem e como se dá esse processo tão importante na história de um país, como seu povo, seus costumes,sua língua, onde o colonizador servirá como espelho para sua colônia.

O termo colonização é uma variante de colônia, que vem do latim Colo que significa “eu moro, eu ocupo a terra, eu cultivo”. O termo colonizar nos remete a conquistar, pois ao longo de toda a história da humanidade o homem sempre buscou novos espaços, buscando sempre a expansão de seus territórios.

Basicamente existiam dois grandes tipos de colonização: a de Povoamento e a de Extração. A colonização de exploração é um método onde prevalecem os interesses mercantis, ou seja, a terra é utilizada somente para dar lucros à metrópole. Fundamentavam sua economia na extração de metais ou na produção de gêneros agrários, para suprimir a falta de matérias-primas nos mercados europeus. Já a de Povoamento buscava o desenvolvimento da colônia, Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país.

Ao falar da colonização da América é necessário relatar que esse processo foi feito para que a Metrópole comandasse política e economicamente suas colônias, causando assim dependência da colônia com seu colonizador.

A descoberta do Novo Mundo, em 1942, fez com vários estudiosos tentassem explicar o que mudou no conceito de colonização, pois com a chegada na América, os europeus se depararam com culturas totalmente diferentes. Onde alguns historiadores dizem que foi um fenômeno de conquista e dominação e outros dizem que os índios foram pegos de surpresa, se tornando vitimas incapazes de imporem sua cultura perante a nova que haviam acabado de encontrar.

A colonização sempre acabou em grandes genocídios para a terra “descoberta”, pois o colonizador sempre vinha em busca de riquezas, e faria tudo possível para alcança-la. Na guerra da colonização os invasores sempre tinham vantagem ao nativos, pois estes não esperavam a vinda de novos homens, o que acarretava em grandes números de mortes. Sejam pela luta, seja pelas doenças trazidas pelos europeus aos nativos, como sarampo, varíola, o que assim ia acabando com a cultura nativa, e sobressaia a cultura dos colonizadores. A partir daí começa a se originar uma nova cultura nessa terra, onde irá influenciar toda a historia futura.

A América foi colonizada de suas maneiras, onde a América Latina foi uma colônia de exploração, que acabou não se desenvolvendo, Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais. Já a América do norte foi uma colônia de povoamento, que foi fundamental para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem nações prósperas, sendo o primeiro a maior potência mundial.

Há historiadores que procuraram classificar a colonização, como Marc Ferro, que estabelecia que o imperialismo era como uma forma de colonização, sendo a principal distinção entre ambos o fato de que o imperialismo não precisava necessariamente do controle político direto sobre os territórios explorados, enquanto a colonização era um processo em que existe sempre o controle político da colônia pela metrópole. Já Robert Moraes, estabeleceu que a colonização era apenas uma das formas de contato com outros espaços, coexistindo com o comércio, o escambo e a pilhagem. Moraes definiu então a colonização americana como uma exploração contínua e sistemática da terra, com a apropriação do espaço pela metrópole e com a formação de territórios coloniais. Não seria, assim, uma relação simplesmente baseada no comércio, mas no controle.

Portanto toda essa história e esses pontos de vistas são essenciais para que possamos entender melhor o que é e como se dá o processo de colonização. Pudemos ver como a colonização de um povo pode influenciar em toda sua historia, determinando assim todo o rumo de seu futuro.

A colonização no Brasil

A colonização do Brasil foi, e ainda é, um fato muito estudado por diversos historiadores. A historiografia brasileira sempre estudou os processos de ocupação, povoamento e organização da América. Na análise a seguir interpretaremos as ideias e argumentos de dois autores, e seus respectivos artigos, que são: “A colonização Portuguesa no Brasil e a Pequena Propriedade” de Rui Erthal e “A questão da colonização do Brasil: Historiografia e documentos” de Claudinei Magno Magre Mendes. Nessa análise observaremos como os autores abordam a colonização do Brasil, se eles abordam o tema da mesma maneira e se suas ideias se completam, são semelhantes ou se contrapõem.

No primeiro texto Analisado, o de Mendes, podemos ver como ele relata a questão da colonização com base nos estudiosos que se dedicavam a explicar como ocorreu e como influenciou o tipo de colonização na sociedade brasileira. Já o segundo analisado, o de Erthal, mostra como se deu a colonização mas com ênfase em como se deu a ocupação da terra, e como isso influenciou a história do Brasil.

Os Dois textos abordam o mesmo tema, que é a colonização do Brasil. Ambos utilizam como base a historiografia para tentar explicar como se deu esse processo, citando muitas vezes pensamentos e trechos de obras dos mesmos autores. Uma diferença notável entre ambos pode ser notada. No artigo de Mendes, ele utiliza como base também documentos históricos para melhor explanar suas ideias e para mostrar fatos que caracterizaram a colonização. No mesmo artigo é percebido que ele não apresenta críticas aos autores citados, mas Erthal sim, ele apresenta e cita partes de livros e trabalhos de diversos autores, porém apresenta algumas críticas a certos pensamentos de alguns destes pensadores, refutando seus textos com algum outro autor.

Mendes mostra em seu trabalho que vários historiadores estão em um consenso quanto ao motivo que levou Portugal a colonizar o Brasil, que foi o de que a Coroa resolveu colonizar por conta da pressão que existia dos outros países europeus, mas principalmente a França. Já Erthal não demonstra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com