TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção da Torre Eiffel

Por:   •  30/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

A construção da Torre Eiffel

Construção da Torre Eiffel

                A montagem das colunas começou em 1 de Julho de 1887, terminando o trabalho 21 meses mais tarde. Todos oselementos foram preparados na fábrica de Levallois-Perret,

perto de París, sede da empresa Eiffel. Cada uma das 18.000 peças da torre foi desenhada e

calculada à décima de milímetro antes de ser fabricada e montada nos elementos de aproximadamente 5 metros. No terreno, entre 150 e 300 operários dirigidos por uma

equipe de veteranos em grandes viadutos metálicos, ocuparam-se da montagem deste gigantesco conjunto.

                 A estrutura de ferro forjado é composta de quatro imensas pernas arqueadas, posicionadas em pilares de alvenaria que se curvam para dentro até se juntarem em uma única torre cônica.

                 A construção da torre exigiu 2,5 milhões de rebites termicamente montados e 7.300 toneladas de ferro. Para proteger a torre dos elementos, os trabalhadores pintavam cada centímetro da estrutura, um feito que exigia 60 toneladas de tinta, ela já foi repintada 18 vezes.

                  A torre é construída com ferro estrutural puro o que a torna relativamente leve e significa que ela se move sob alta carga de vento. Ela varia a sua altura em pouco mais de 14 cm ao longo de um ano, em razão do seu material, varia entre as temperaturas mínima e máxima de Paris. E é claro que esta mudança de altura da ordem de uma dezena  de centímetros. Mas, se a dilatação não for levada em conta, pode gerar tensões perigosas para a integridade física da torre.

Fundação

                   Os pilares repousam sobre fundações de concreto instaladas a poucos metros abaixo do nível do solo, em cima de uma camada de cascalho compactado. Cada aresta de canto repousa sobre seu próprio bloco de apoio ou sapata, cada bloco é unido aos outros por paredes.  Demorou cinco meses para construir as fundações. Devido sua localização ao lado do Rio Sena no processo da construção, os construtores usavam caixotes metálicos estanques e injetavam ar comprimido, de modo que pudessem trabalhar abaixo do nível da água.

[pic 1]

[pic 2]

O sistema estrutural

                 A torre possui 324 metros de altura e é composta por uma estrutura treliçada de ferro, do século XIX. Localizada no Champ de Mars, em Paris, se tornou uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A torre tem uma base quadrada que mede medidores 125 por medidores 125. A sua estrutura possui três níveis, a distância entre seus quatro pilares na parte interna é 74,24 metros e no lado externo é 124,90 metros. O primeiro andar fica a uma altura de 57,64 metros e sua largura tem 91,13 metros, sendo 4.200 metros quadrados.

                  Para compreender como o sistema estrutural da torre funciona, segue um trecho encontrado no diário de Eiffel; “Suponha que as faces de uma treliça simples formam uma parede resistente às forças cisalhantes do vento, cujas componentes horizontais são P’, P”, P”’, P””. Sabemos que, para calcular as forças atuantes no corte pelo plano MN, precisamos determinar a resultante P de todas as forças exteriores atuando acima da secção, e decompor essa resultante nas três forças passando pelas peças cortadas. Se a forma do sistema for tal que, para cada corte horizontal MN, a extensão das peças externas da treliça se intersectam na força exterior P, então as forças na barra interna serão zero e podemos excluir esse membro.

                 A torre está em equilíbrio estático, logo a soma das forças é zero. Além disso, ela também não está rotacionando; logo a soma dos torques também é zero. O torque é o produto da força pela distância; mas não é qualquer distância, é a distância na direção perpendicular à força.

[pic 3]

[pic 4]

O rebite

               Todas as peças de metal da torre são mantidas juntas por rebites, um método bem elaborado da construção na época em que a torre foi construída. Primeiramente, as peças eram montadas na fábrica usando parafusos , para depois serem substituídos um a um por rebites termicamente montados, que se contraíam durante o resfriamento, garantindo assim um ajuste muito apertado. Uma equipe de quatro homens era necessária para cada rebite montado: um para aquecê-lo, outro para mantê-lo no lugar, um terceiro para moldar a cabeça e um quarto para vencê-lo com uma marreta. Apenas um terço dos 2.500.000 rebites usados ​​na construção da Torre foram inseridos diretamente no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (910.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com