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Cultura Africana E Brasileira - Atv Complementar

Por:   •  9/12/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  2.778 Visualizações

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ATIVIDADES COMPLEMENTARES 4

1. Qual a proposta afirmada pela autora sobre a questão racial?

Resp. Em vez de discutir o tema somente no campo da política e da filosofia, a autora propõe um percurso que permita investigar o imaginário e alógico que se expressa, verbaliza e se deixa visualizar na construção de uma estética, de um olhar sobre o negro e sobre a África.

2. Do entendimento da dualidade ¨branco-negro¨ como oposição pode-se afirmar, segundo a autora, que:

Resp. O negro pode ser visto como o outro do branco, um duplo, como aquele que, ao surgir diante do branco, lhe remete a essa sensação de estranhamento, de terror, de algo que solicita, de alguma forma, uma simbolização. Essa simbolização ocorre através da construção, em primeiro lugar, do exotismo.

3. O exotismo para a autora:

Resp. : Não se limita ao movimento estético da admiração. Ele implica, ao mesmo tempo, uma tensão entre um fascínio e um repúdio, podendo facilmente transformar-se em um desejo de destruição do outro considerado estranho e ameaçador. Esse olhar exótico, que pode se revelar na forma de repúdio, é patente na identificação do negro como um demônio que gera terror.

4. No trecho citado a autora mostra que o exotismo:

Oferece significado ao outro a partir de si.

Oferece significado ao outro entendendo o outro como idêntico a si.

Não oferece significado ao outro, pois o despreza por completo.

Não oferece significado ao outro, pois o outro deve ser respeitado pelo que é e não causa estranhamento.

Resp. Oferece significado ao outro a partir de si.

5. A lei 10.639/2003 torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira:

Resp. Em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

6. A Lei nº 10.639/03 pode ser interpretada como uma medida de ação afirmativa e tem como objetivo:

I. Afirmar o direito à diversidade étnico-racial na educação escolar.

II. Afirmar o conhecimento sobre a realidade africana e afro-brasileira nos currículos e práticas escolares.

III. Afirmar a história, a memória e a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos negros na educação básica.

Resp. Todas as afirmativas estão corretas.

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