TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Na Grécia Antiga

Artigo: A Educação Na Grécia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

A educação na Grécia Antiga

A educação desde sempre é o ponto principal de grandes discussões, desde a antiga Grécia até os dias atuais. A educação grega através dos seus contextos educacionais passou a ter um jeito diferente de educar, porque através destes a formação grega buscou meios para se ter uma formação mais integral do homem. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Educação essa que teria bases mais sólidas, visando um cidadão grego com modo próprio de viver, mais seguro de si para atuar na vida social da pólis. Tendo, por conseguinte, homens justos e virtuosos, moralmente corretos, objetivando como fim último de sua ação o bem. Bem esse, que se funda nas virtudes morais, tendo como ponto de partida o conhecimento.

Platão foi o primeiro filósofo a encarar a filosofia como formação de um novo tipo de homem. E na sua concepção a educação do homem está baseada na busca da excelência humana que é atingida por meio da virtude, prestígio e honra adquiridos na polis. A virtude – areté - é conhecimento, e essa busca deve prosseguir pela vida inteira. Portanto, a educação não pode se restringir aos anos de juventude.

Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça e na virtude, Platão preconizava que deveria ser tarefa de toda a sociedade a educação. Ele sempre pensou em prol da república ideal, por isso seu pensamento também estava ligado ao da educação das crianças que seriam futuramente os cidadãos que comandariam a cidade-estado. Para ele a infância não é um problema filosófico relevante, mas ele inventa uma política da infância e a situa numa política, sendo que assim poderá constituir uma polis mais justa e melhor.

E de início Platão pleiteia uma educação com fins de mudar a realidade política da Grécia. Segundo ele a inteligência garante a estabilidade dos seres sensíveis, que todo conhecimento provém de um raciocínio, que as ideias são fundamentos do conhecimento das coisas. Quando se adquiri conhecimento, o homem será capaz de transmiti-lo.

Assim o conhecimento, embasado na verdade em sua face mais intima, só é possível quando o ser recupera, em suas reminiscências, o verdadeiro saber, só apreendido quando a alma está liberta do corpo; por esta razão, Platão defende que conhecer é lembrar, e que o homem, ao encontrar o objeto do saber, tem condições de reconhecê-lo, uma vez que ela já esta impresso em sua alma.

Para os gregos a educação – Paidéia – é uma formação integral (social, política, cultural e educativa) do homem para a vida na polis, sendo que somente os homens livres e das classes mais nobres tinham o direito a essa educação. Apenas para os que eram considerados cidadãos e que deveriam ser preparados para as exigências e as necessidades da sociedade. Na Grécia a educação não visava só a formação de um cidadão culto, mas também de um homem produtivo para o serviço da polis. Para os gregos não havia nada de mais perfeito que um homem educado.

O reconhecimento do valor da educação na vida social e individual, a educação pública e humana em sua integridade física, intelectual, ética e estética, são valores que nos foram legados pelos gregos, e todas essas características acima citadas continuam tão presentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com