TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Segundo Durkheim

Por:   •  6/6/2022  •  Artigo  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação Segundo Durkheim

A educação, compreendida no sentido amplo do termo, desempenha a função social de criar hábitos e costumes, uma introjeção que permite dispensar a coerção direta, reiterada. O papel da educação na socialização, como uma espécie de molde do meio social, confirma o predomínio da sociedade na formação da consciência individual e, logo, da própria individualidade.

O estudo sociológico da educação permite compreender, de forma geral e resumida, as modalidades de constituição do ser social ao longo da história. Mas também possibilita o exame da determinação cultural da consciência, isto é, dos procedimentos que levam os indivíduos a interiorizar ideias, valores, crenças e sentimentos coletivos. Abre-se caminho para a investigação das modificações das representações coletivas (encarregadas de manter ou reforçar a consciência individual) pela interferência de outros aspectos da vida social.

A educação como forma de socialização, tem o objetivo de ensinar costumes, hábitos e valores. Ela funciona como um meio de exercer sobre o indivíduo a força da sociedade como um todo, já que o mesmo é educado segundo os preceitos estabelecidos por um conjunto que compõe o que chamamos sociedade. Ela molda os indivíduos com base no que é moralmente aceito como correto, o que reafirma a ascendência da consciência coletiva, em detrimento da individual.

“Outra maneira de caracterizar o facto social: o estado de independência em que se encontra em relação às suas manifestações individuais. Aplicação desta característica às práticas constituídas e às correntes sociais. O facto social generaliza-se por ser social, mas não é social porque se generaliza.’’. (DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 9º edição. Editorial Presença. 1895)

Uma característica marcante do fato social, é a premissa de que ele independe completamente de manifestações individuais. Ele é, portanto, fruto da existência da sociedade como um todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com