TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação da Criança na Idade Antiga e Média

Por:   •  3/9/2018  •  Resenha  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                    [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÀ

PRÒ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÂO

CAMPUS UNIVERSITÀRIO DE SANTANA

CURSO DE LICIENCIATURA EM PEDAGOGIA

José Gabriel Nascimento e Silva

RESENHA 1

               

         A Educação da Criança na Idade Antiga e Média

Trabalho apresentado a disciplina

História geral da educação, ministrada

 pelo professor Diniz.

                                              Santana-Ap 2018

DURKHEIM, Èmile.Educação e Sociologia.SP. Editora Vozes. 2011

MARROU, Henri-Irénée.História da educação na Antiguidade.2ed.São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo, 1971.

BÁRBARA ; DA COSTA, Leila Pessôa . A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA IDADE ANTIGA E MÉDIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

     

Rubiana Brasilio Santa Bárbara é Doutoranda em educação e mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá-Pr. É graduanda em letras e pedagogia, especialista em psicopedagogia e educação especial. Sua produção acadêmica e constituido por trabalhos apresentados em eventos em que foca o ensino-aprendizagem.

Leila Pessôa da Costa possui graduação em pedagogia pela pontificia Universidade Católica de São Paulo (1978), especialização em supervisão escolar e psicopedagogia institucional. Mestrado em semiótica, tecnologias de informação e educação pela Universidade Braz Cubas (2006).

Introdução

A infância é o periodo onde a criança  se desenvolve, é a fase de descobertas do  mundo, ver, ouvir, sentir, tocar. Mas nem sempre foi assim, antigamente não existia uma valorização da criança como individuo, havia criança, mas não existia o conceito de infância. Na antiguidade, a criança era vista como um adulto em escala reduzida. A educação da criança sempre foi definida pelas expectativas dos adultos e para atender aos interesses, de varias épocas, de diversos povos, sejam eles, atenienses, espartanos, romanos e etc.

Contribuições :

A educação da criança está diretamente ligada ao desenvolvimento humano, uma vez que a criança se desenvolve pelas e nas interações. Portanto o ambiente em que ela está inserida atuará diretamente no seu desenvolvimento.

Objetivos Especificos :

- Relatar o como a educação depende de cada cultura.

- Mostrar que a educação apresenta um papel relevante na vida das crianças.

Objetivo Geral :

- Refletir sobre a visão da criança como individuo e como era a sua educação no inicio da história

Para Durkheim, cada tipo de povo possui uma educação que lhe é propria e que pode defini-la a sua organização moral, politica e religiosa, ou seja, a educação depende da cultura de cada sociedade. Na cidade de esparta, a criança ao atingir a idade de sete anos, tinha sua educação voltada para guerra, sem preocupação com alfabetização. Em Atenas a educação é bem diferente , pois a educação de atenas tinha  a participação da familia e a educação era voltada ao amor à pátria e aos deuses, ou seja, a educação de esparta vinha de uma instrução guerreira e de atenas, iniciava-se uma instrução voltada para a escrita.

Em Roma, a educação era bem rigida, para a criança aprender ela tinha que estar sujeita a palmatória, ou seja, a educação romana foi marcada por rompimentos, castigos e pancadas. Para Marrou “estender a mão a palmatória significa estudar“ ,para ele a palmatória era um instrumento eficaz para o aprendizado da criança, pois ela fazia com que a criança “reconhecesse o seu erro“.A educação da criança na sociedade medieval era voltada a igreja, sua educação tinha como principal ensinar com propriedades, respeito as singularidades do processo de aprendizagem, buscar a evolução espiritual contínua e punir com rigor e rapidez os que cometem infrações.Portanto, a educação varia da cultura de cada povo, fazendo com que o modo de ensinar sejam diferentes dos outros.

A educação apresenta um exelente papel na vida das crianças, pois ela é uma forma prática de socializar com as demais pessoas. Por meio da educação, a criança começa a ganhar um bom desenvolvimento, sejam elas,social, econômico e cultural. Além disso, a educação mostra que ela vem de geração em geração, por isso a educação da sociedade antiga e média contribuem de alguma forma para a educação contemporânea, pois se não existem educação nessas sociedades, elas não apresenteriam uma evolução educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com