TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Napoleônica

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Império Napoleônico:

A Era Napoleônica foi um período governado por Napoleão Bonaparte, com características de centralizmo e expansão territorial.

- A ascensão de Napoleão:

Mesmo com a crise, os franceses prosseguiram na guerra e obrigou a Prússia e a Espanha a assinar tratados de paz.  A admissão de Napoleão Bonaparte depois da campanha da península Itália, os êxitos da guerra, o golpe de estado do 18 Brumário o ajudou a acabar com o Diretório e subir ao poder , estabelecendo um novo regime político, o Consulado centralizado e dirigido por militares mntido por três cônsules, mas Napoleão era o principal.

Em 1799, Napoleão foi nomeado primeiro-cônsul, impondo um governo cada vez mais ditatorial,ocultando o centralismo e criando novas instituições. Em  1802, foi aclamado cônsul vitalício, e, em 1804, coroou-se imperador, recebendo o nome de Napoleão I.

No período do consulado houve transformações na economia, a inflação foi reduzida pela criação do Banco da França. Na religião, Napoleão  firmou o catolicismo como religião oficial. Na educação, e cargos administrativos criando o código civil, denominado Código Napoleônico, que beneficiava principalmente a burguesia

- Código Civil (Código Napoleônico, 1804):

O código uniformizava o Direito e desvinculava-o da Igreja. Consagrava a liberdade, a igualdade, a abolição dos privilégios pessoais, a partilha igual das heranças e o fim do regime feudal.

- Napoleão e a Europa:

A guerra na Europa continuou e os ingleses derrotaram o exército de Napoleão em Trafalgar  na Espanha, mas em 1806, criou o Bloqueio Continental que prejudicava a economia inglesa proibindo  os países da Europa de comercializar com a Inglaterra. Esse bloqueio afetou Portugal, pois não aderiram esse bloqueio, assim foi invadido pelas tropas napoleônicas e com a ajuda da Inglaterra, D. João, principe português foram transferidos ao Brasil, estimulando a busca da independência

A ocupação desses territórios teve como consequência o fim do Antigo Regime: redigiram-se constituições liberais, estabeleceram-se códigos civis semelhantes ao francês e realizaram-se reformas na Igreja, mas a ocupação militar provocou o repúdio popular.

Em 1812 com  a tentativa da França de invadir a Rússia mas com a falta de sprimentos teve que se retirar, intensificou a dificuldades para o exército francês As tropas foram derrotadas também na Espanha, em 1814.

Napoleão saiu do trono e foi para ilha de Elba. No ano seguinte, voltou à França  com seu exército e reconquistou o poder iniciando o governo dos cem dias que teve fim em 1815, derrotado na Batalha de Waterloo. Depois foi deportado para a ilha de Santa Helena, onde faleceu em 1821.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com