TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escravidão E Sua Contribuição Para A Formação Da Sociedade Brasileira

Por:   •  26/2/2023  •  Dissertação  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Algo que não é de conhecimento universal, é que antes mesmo das colônias portuguesas chegarem a África, o comércio de pessoas escravizadas já existia no continente. A escravidão na África era dada através de conflitos e guerras entre as diferentes etnias africanas, onde membros de tribos rivais eram expostos a condições escravas, ou até mesmo por dividas pendentes.

Devemos destacar, que, a chegada dos europeus a África contribuiu de forma avassaladora para o aumento do número de escravizados no continente, se tornando um marco na história de migrações forçadas. Foi durante o processo de expansão marítima que surgiu o interesse dos portugueses pelo tráfico negreiro, já que, naquela época durante a exploração do “Novo Mundo”, a mão de obra escrava seria de extrema utilidade para a busca de riquezas nessas terras a fim de serem comercializadas na Europa.

Mas porque o tráfico negreiro e sua mão de obra foram tão importantes no contexto de criação da sociedade colonial brasileira? A resposta é simples. Somente com as feituras escravas era possível a movimentação do comércio, uma vez que, ficavam encarregados da exploração latifundiária e da doméstica, enquanto os homens livres possuíam tempo para progredirem com suas atividades. Assim, era indispensável a comercialização de escravos, além do fato da posse dos mesmos estar relacionada ao sinônimo de riqueza, o que para culminar contribuiu para essa mercancia.

Mesmo com a declaração da Lei Áurea em 1888 que determinava o fim da escravidão no Brasil, ainda podemos observar cenários análogos a estes na nossa sociedade atual. A quantidade de pessoas que trabalham em condições escravas atraidas por falsas promessas de emprego no Brasil ainda são absurdamente grandes, levando em consideração que, a escravidão não está restrita mais a somente um grupo étnico, e sim a pessoas em situação de pobreza. A xenofobia, a descriminação étnico-racial presentes também são reflexos da escravização naquela época.

Tendo em vista que o Brasil é um país em que sua população consiste em uma grande diversidade étnica e socioeconômica, a valorização do trabalho e do trabalhador, como melhorias de salário e condições trabalhistas, e a concientização da sociedade em si, resultam em um progresso tanto social quanto econômico e cultural para nossa patria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com