TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DA HUMANIDADE

Trabalho Escolar: A FORMAÇÃO DA HUMANIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  9.656 Visualizações

Página 1 de 5

A FORMACÃO DA HUMANDADE E IDADES

A origem da vida, e principalmente dos seres humanos, sempre foi motivos de indagações e controvérsias, tanto entre as religiões quanto no campo da ciência.

Hoje o grau de conhecimento científico nos permite afirmar que as primeiras manifestações de vida na Terra há cerca de 3,8 bilhões de anos; que os nossos ancestrais mais remotos, os primeiros hominídeos, fizeram suas aparição por volta de 7 bilhões de anos atrás; e que o homo sapiens moderno, espécie á qual todos os seres humanos pertencemos, surgiu há pouco menos de 200 mil anos.

De acordo com o conhecimento científico de que dispomos atualmente, a humanidade é resultado da evolução de um tronco antigo de primatas. Em determinado momento, esse tronco se dividiu em dois grupos - os pongidae e os hominidae -, cada um dos quais teve sua própria evolução. O grupo dos pongidae, ou pongídeos, deu origem ao grupo dos grandes macacos modernos: gorila, gibão, chipanzé e orangotango.

No grupo do hominidae, ou hominídeos, surgiram dois gêneros: o Australopithecus e o Homo.

De cada um deles originaram-se diversas espécies, apenas a do Homo sapiens moderno sobreviveu.

O Australopithecus

Os membros do gênero australopithecus formaram espécies diferentes, que habitaram na região da África, ao mesmo tempo ou em período diferentes.

Uma das espécies conhecidas é a do Autralopithecus afarensis, cujo representante mais famoso é um fóssil descoberto em Afar, na Etiópia, nordeste da África, em 1974. Com mais de três milhões de anos, esse fóssil e conhecido como Lucy.

O Homo habilis e o Homo erectus

O Primeiro hominídeo do gênero homo de se tem conhecimento é o homo habilis. Os seres dessa espécie viveram cerca de 3,6 milhões de anos.

Outra espécie do gênero Homo foi a do Homo erectus, que teria surgido há 1,8 milhões de anos. Foi o primeiro hominídeo a povoar na Europa e na Ásia. A partir dele deve ter evoluído, há mais ou menos 300 mil anos, o Homo sapiens - espécie que deu origem ao Homo neanderthalensis e ao Homo sapiens ou Homo sapiens moderno, espécie da qual fazemos partes e que surgiu há cerca de 190 mil anos.

O Homem de Neandertal

Fósseis do Homo neanderthalensis (ou homem de neandertal) foram encontrados na Alemanha e em outras regiões da Europa, da África e do Oriente Médio. A espécie se caracterizava por apresentar fronte oblíqua, maxilar e mandibula maciços e queixo retraído. Sua capacidade de raciocínio era elevada.

Seres dessa espécie Homo neanderthalensis chegaram a conviver com indivíduos da espécie Homo sapiens, à qual pertencemos. De acordo com estudos de DNA divulgados em agosto de 2006, as duas espécies teriam chegado a se cruzar.

O Homo sapiens moderno

Há cerca de 190 mil anos surgiu, também na África, o Homo sapiens moderno. Sua anatomia era muito semelhante a nossa. No decurso de milhares de anos, essa espécie se espalhou pelos vários continentes.

O Homo sapiens moderno soube aproveitar as conquistas anteriores de outros hominídeos, como o domínio do fogo e as técnicas de fabricações de instrumentos. Por volta de 40 mil anos atrás, começaram a construir as primeiras pinturas no interior das cavernas, sinal do desenvolvimento de uma linguagem simbólica e de uma vida social mais complexa

Pré- História

Muitos historiadores denominaram o período entre o surgimento da humanidade e o da escrita de Pré- História. A origem dessa denominação está associada a uma concepção de historia que surgiu no século XIX. Segundo essa concepção, só é possível recuperar o passado pela análise de documentos escritos. Assim, a história de qualquer sociedade só começaria no momento em que houvesse o domínio da escrita; todo o tempo que antecede esse período, ou seja, Pré-História.

Hoje, contudo, a maioria de estudiosos já não aceita essa concepção da história. Longe de buscar uma verdade única, muitos historiadores argumentam que só é possível estudar as versões dos acontecimentos passados. Para isso, tudo o que é produzido pelo ser humano (utensílios, ferramentas, obras de arte).

A o termo pré-história deixou de ser excludente, de significar um período da sociedade sem história, para denominar um momento do passado no qual grupos humanos dominavam o fogo, inventaram as rodas, criaram a pintura rupestre, a agricultura e as primeiras formas de manifestação religiosa.

AS IDADES

• Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com