TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FOTOGRAFIA COMO FONTE HISTÓRICA

Por:   •  25/3/2022  •  Artigo  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

A FOTOGRAFIA COMO FONTE HISTÓRICA

Com o passar do tempo os documentos escritos deixaram de ser vistos como as únicas fontes históricas aceitas para legitimação dos fatos apesar de muita resistência por parte de historiadores. Além dos documentos escritos (cartas, leis, decretos etc.) hoje é possível usarmos de outras fontes históricas como as imagéticas, as imagens são entendidas como material documental, trazendo marcas do passado sendo testemunho e herança para as gerações posteriores.

Para Mauad (2004), a fotografia é uma fonte histórica que demanda, por parte do historiador, um novo tipo de crítica, na qual o testemunho é válido, não importando se o registro fotográfico foi feito para documentar um fato ou representar um estilo de vida. (SÔNEGO, 2010, p. 113)

É necessário ter cuidado ao usar imagens como fontes históricas, pois elas possibilitam diferentes interpretações, bem como podem sofrer influências do olhar de quem faz o registro, podendo trazer traços do que se quer mostrar, induzindo o historiador ao engano. “Kossoy adverte que ao utilizar a imagem fotográfica como fonte deve-se levar em conta sempre o seu processo de construção, porque a imagem fotográfica é um documento criado e construído.” (SÔNEGO, 2010, p. 115)

O historiador ao usar imagens como documento precisa conhecer as fontes, assim como a confiabilidade para evitar tais enganos. É preciso ter um olhar crítico sobre como e quando forma produzidas, pois hoje com os avanços tecnológicos muitas fontes podem ser adulteradas, logo as imagens podem ser verdadeiras ou falsas.

O saber como, por que e para que algumas imagens foram construídas pode alterar todo o seu sentido. Da mesma forma que, ao descobrir sua autoria, pode-se desvendar a visão de mundo do autor ou da agência produtora, permitindo uma leitura crítica. (SÔNEGO, 2010, p. 120)

Pensando em sala de aula tais fontes podem ser usadas para aproximar os alunos do passado, por meio do professor que será o mediador dos debates contextualizando a imagem, promovendo a construção do conhecimento a partir de um pensamento crítico-reflexivo sobre os fatos históricos.

Referência

SÔNEGO, Márcio Jesus. A fotografia como fonte histórica. Historiae. Rio Grande: Editora da FURG, 2010.  Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2366

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com