TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA ESPANHOLA

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHAGUERA -UNIDREP

CURSO: LICENCIATURA DE HISTÓRIA

SEMESTRE: 7º/8º

MARILEUZA BARBOSA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL

GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Cidade/

Setembro 2020

MARILEUZA BARBOSA DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL

GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Trabalho apresentado à FACULDADE ANHANGURA -UNIDREP, como requisito parcial à aprovação no 7º/8º semestre do curso de licenciatura em história.

Cidade/

Setembro 2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

1        A Guerra Civil Espanhola e a cidade de Guernica        5

1.1        A obra Guernica        5

1.2        Motivos para o desencadeamento da guerra        6

2        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

3        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

 


INTRODUÇÃO

Esta produção textual, possui a temática de ensino pertencente ao ensino de alunos matriculados na modalidade EJA, cujo o professor desta classe cujo o nome é Pedro, levará informações e conceitos importantes sobre a guerra civil espanhola.

Tendo como objetivo principal explorar todas as informações e motivos que provocou a guerra, levando até os alunos a curiosidade sobre o contexto político, contexto econômico, contexto social e todas a informações que se associavam a ocasião para o estopim da guerra.

Em todo a produção textual, será abordado informações das primeiras décadas após a Primeira Guerra Mundial, as forças políticas da Espanha ficaram profundamente divididas, onde a classe dirigente formada por ricos proprietários de terras, empresários, líderes militares e católicos conservadores, queria que as coisas ficassem como estavam. Do outro lado, uma parcela da população desejava mudanças sociais. Nesse grupo se encontravam trabalhadores rurais, sindicalistas, intelectuais e pessoas instruídas da classe média, onde em 1931, o rei Afonso XIII autorizou a realização de eleições. O povo votou a favor da instalação da república, pondo fim à monarquia espanhola. O rei fugiu do país. No entanto, em pouco tempo o povo ficou insatisfeito com o novo governo. Havia muitas manifestações e protestos. Em 16 de fevereiro de 1936, foram realizadas eleições para escolher outro governo. Os grupos que pressionavam por reformas estavam unidos na Frente Popular e venceram as eleições. Ainda reunirá informações sobre Pablo Picasso e suas posições políticas e artísticas contendo todas as suas ideologias contidas em suas pinturas onde a sua mais popular chamada ‘’Guernica’’ colocando a emoção e os horrores de uma guerra.

 

DESENVOLVIMENTO

  1. A Guerra Civil Espanhola e a cidade de Guernica

Cidade de Guernica está localizada no norte da Espanha, no país Basco, ela foi bombardeada dia 26 de abril de 1937, mediante um ataque aéreo feito pela Alemanha nazista, onde com cerca de 6 mil habitantes, estima-se que 1 660 pessoas morreram e 890 ficaram feridas.

Aliado às ideias nazifascistas o General espanhol Franco permitiu que os nazistas testassem armas na região. Isso porque a cidade abrigou algumas tropas inimigas do ditador espanhol.

A Guerra Civil Espanhola, ocorrida de 1936 a 1939, foi um conflito entre republicanos e nacionalistas pelo governo da Espanha, onde no campo de batalha, os republicanos se reuniram em torno da Frente Popular que juntava os setores democráticos e de esquerda, como anarquistas e comunistas.

Do outro lado, estavam as forças de direita, articuladas em torno de círculos como a Falange Espanhola Tradicionalista e setores das Forças Armadas, lideradas pelo general Francisco Franco.

  1. A obra Guernica

Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso, que retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e foi produzida em 1937. Atualmente, a tela está em exposição no “Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia”, em Madrid, na Espanha.

A obra carrega uma forte crítica ao fascismo alemão e foi criada para a Exposição Internacional de Paris. Isso porque na altura do ocorrido, Pablo Picasso estava vivendo na França.

O artista já estava trabalhando em outra obra para expor no evento. Entretanto, o ataque à Guernica lhe afetou tanto, que ele decidiu mudar de ideia, e assim, surgiu uma das mais icônicas obras da história da arte mundial.

Guernica é um grande mural que mede 351 cm por 782,5 cm. Nele, Picasso utilizou a técnica óleo sobre tela, sendo por meio de fotos divulgadas nos jornais da época, Picasso teve a ideia de retratar o horror da cidade de Guernica quando esta foi bombardeada pelos alemães.

Esta obra possui um caráter político, ao mesmo tempo que atenta para o poder de destruição da guerra, possuindo características notadamente cubistas, a atmosfera criada pelo artista denota os horrores da guerra e suas terríveis consequências.

  1.  Motivos para o desencadeamento da guerra

A Espanha vivia mergulhada em sucessivas crises políticas, econômicas e sociais, onde o governo monárquico parlamentarista era incapaz de resolver as dificuldades geradas pelo atraso econômico vivenciando este dado no século XX.

A estratégia era reprimir duramente os movimentos como os sindicatos e os partidos de esquerda. Mais em 1923, o general Primo de Rivera havia instalado uma ditadura de tipo fascista, apesar de preservar a monarquia, e essa ditadura caiu sob pressão popular em 1930, onde no ano seguinte em meio as profundas agitações sociais e políticas, os republicanos ganham as eleições municipais de 1931.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com