TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização ou Mundialização de um Aspecto Geral

Por:   •  30/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Globalização

A Globalização ou Mundialização de um aspecto geral é composta pelo processo de interação do campo econômico, política e social, que teria ocorrido pela crise de preços do meio de comunicação e transporte dos países no final do século XX e no início do século XXI. Esse é um processo ou um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo da ideia de formar uma aldeia global, dessa forma se entende que o nosso planeta esta ficando menor e que todos se conhecem de uma forma geral, pois nos dias atuais com as tecnologias cabíveis como TV, vemos programações semelhantes, conseguimos as informações do mundo em tempo real, bebemos, comemos e vestimos as mesmas coisas isso favorece uma amplitude maior de mercado para os países desenvolvidos, os quais os mercados internos estão saturados.

Segundo LEONARDO BOFF (2002) o processo mundial de se tornar uma produção capitalista única, de globalização dos mercados e das transações financeiras, de entrecruzar das redes de comunicação e do controle de imagens e das informações, essa lógica de comandar a competição de todos com todos.

Alguns aspectos que influenciam e interagem com a globalização são econômicos e financeiros, acontece pela expansão do mercado onde as fronteiras nacionais parecem desaparecer com isso vem á liberação das fronteiras, e a globalização econômica cresceu significativamente e venceu a globalização social e política. Com essa movimentação de liberdade das fronteiras, isso gera a circulação de capitas e crescimento econômico.

Os aspectos políticos ganharam forças principalmente na década de 1980 com o fim da Guerra Fria, logo após esse período criou-se a política neoliberal, ocorre então perda da autonomia do Estado, onde o Estado não pode interferir na economia, e mudanças nas estratégias do Estado-Nação para governar o seu território.

Já os aspectos sociais e culturais com as Tecnologias de Informação e Comunicação, a troca entre duas culturas distintas sem que nenhuma cultura interfira completamente ou diretamente a outra, entretanto essas trocas possam ser desiguais. Como os aspectos de cultura consistem na globalização, já os meios de comunicação entre elas acontecem ás trocas comerciais. Algumas consequências podem ocorrer com a aceleração de informações, como o desaparecimento do elemento cultural local e a dificuldade de se adaptar a essas novas tecnologias e condições de vida daquele território.

De acordo com GIDDENS (1990) Globalização significa a intensificação das relações sociais à escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira que, acontecimentos locais são modelados por eventos que ocorrem a muitos milhares de quilômetros de distância e vice-versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com