TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra do Vietnã

Por:   •  27/10/2017  •  Artigo  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Católica de Santos

Dalila Amorim

Isabela Cunha

Letícia Farias

Pamella Simas Cardoso

Talita de Sena V. Rodrigues

Estados Unidos e a Guerra do Vietnã

Santos

2017

Dalila Amorim

Isabela Cunha

Letícia Farias

Pamella Simas Cardoso

Talita de Sena V. Rodrigues

Estados Unidos e a Guerra do Vietnã

Trabalho para a disciplina História das Relações Internacionais, curso de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, Universidade Católica de Santos, sob a orientação da Profª Natalia Fingermann.

Santos

2017

Sumário

Introdução ...........................................................................................................4

  1. Início da Guerra .......................................................................................5
  2. Desenvolvimento da Guerra ....................................................................5
  3. Consequências da Guerra .......................................................................6
  4. Bombas nucleares, Estados Unidos e União Soviética ...........................7
  5. Bombas nucleares e o governo de Lyndon Johnson ...............................7
  6. Bombas nucleares e governo de Richard Nixon ......................................8

Considerações Finais .........................................................................................9

Referências .......................................................................................................10

Introdução

O presente trabalho é sobre o conflito mais tenso na Guerra Fria, ocorrendo entre os anos de 1959 e 1975. Neste período, para evitar conflitos diretos entre as duas potências atômicas, Estados Unidos e União Soviética, ocorreram batalhas periféricas que defendiam as ideologias dos dois Estados. Os países que tentavam aderir ao socialismo enfrentavam a represália capitalista norte americana. Em vista deste fato, este artigo tem o intuito de analisar o conflito do Vietnã, caracterizado como uma das guerras periféricas da guerra fria. 

Analisaremos também as principais causas do não uso de armas nucleares, principalmente pelos Estados Unidos, considerada a maior potência bélica da época.

O trabalho será ser divido entre as descrições de início, desenvolvimento e consequências da guerra, após o esclarecimentos destes será analisado o papel das bombas nucleares nas relações internacionais juntamente com os presidentes dos Estados Unidos no período do conflito.

  1. Início da Guerra

Após a ocupação do Vietnã pela França e com a derrota dos franceses em 1954 pelos vietnamitas, de acordo com OLIC (1988) o governo francês perdeu sua soberania e prestígio, sendo levados a mesa de negociação em Genebra; sendo conhecida posteriormente como Conferência de Genebra. No acordo, muda-se a situação política da Indochina, Laos e Camboja, desta maneira estes Estados se tornam independentes dos franceses, juntamente com o Vietnã, que foi dividido na altura do paralelo 17 em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Sendo o Vietnã do Norte de orientação comunista, governado por Ho Chi Minh com o apoio indireto da União Soviética e China, enquanto o Sul possuía um governo capitalista, governado por Ngo Dinh Diem com apoio Norte-Americano.

 Ngo Dinh Diem que não compactuava com os acordos da Conferência de Genebra, prepara um golpe militar e cancela as eleições gerais que seriam realizadas em 1956, para a unificação do país. Com este acontecimento cria-se uma rivalidade ainda maior no Vietnã, tornando a batalha não somente ideológica, mas também política.

        Como oposição ao governo capitalista, foi criado em 1960, com guerrilheiros sul-vietnamitas o chamado Frente de Libertação Nacional (FLN), apelidado pelos Estados Unidos como Vietcongues. Em 1964 os Estados Unidos passam a apoiar diretamente a guerra contra o comunismo no Vietnã.

  1. Desenvolvimento da Guerra

Com a entrada dos Estados Unidos, a batalha de ideologias toma proporções maiores, contudo o país ocidental não possuía vantagem no território vietnamita. Os guerrilheiros do Norte conheciam bem sua região e tinham uma rede de caminhos e trilhas chamado de Trilha Ho Chi Minh, esta era usada para abastecimento e deslocamento sem que houvesse confrontos entre as duas partes.

Em desvantagem o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson utiliza da Operação Rolling Thunder a fim de dificultar o abastecimento do Vietnã do

Norte e sua parceria com a FNL. A operação consistia no bombardeamento de terras norte-vietnamitas com armas explosivas e a arma química conhecida como Agente Laranja, esta usada em fim de destruir as florestas, rios que abasteciam e serviam de proteção aos guerrilheiros. A arma altamente tóxica causa danos ambientais até os dias de hoje em todo o Vietnã.

Em 1968 ocorre a Ofensiva de Tet, apesar do grande esforço Norte- Americano, o ataque surpresa conjunto da FNL e guerrilheiros do Norte destrói mais de 100 cidades sul-vietnamitas, incluindo a capital Saigon, onde se encontrava o quartel-general dos Estados Unidos. O ataque gera o fim do apoio da população americana, pois o presidente americano possuía um discurso positivo da guerra, contudo o ataque demonstra que a realidade era outra. 11.000 americanos e sul-vietnamitas morreram na ofensiva, por volta de 30.000 baixas da FNL e norte-vietnamitas, juntamente com 550.000 mil civis.

Com novas eleições Norte Americanas, Lyndon Johnson sai da presidência para dar seu lugar a Richard Nixon. Com uma população contra a guerra vietnamita, Nixon entra com uma nova ideologia, o país começaria a ter o poder para assumir sua própria guerra. Com investimentos e o início da retirada de tropas no Vietnã, se inicia o processo de Vietnamização. Em 1969, o governante Ho Chi Minh, morre aos 79. Nixon se aproveita da comoção do país ao norte e inicia um ataque a trilha de Ho Chi Minh, violando a neutralidade do Laos e Camboja. O ataque não obteve um grande sucesso, as tropas americanas e sul-vietnamitas são parcialmente derrotadas. As revoltas da população dos Estados Unidos aumentam e Nixon opta pela diplomacia que resulta no Acordo de Paz de Paris, coma retirada oficial dos Estados Unidos da guerra em 27 de janeiro de 1973.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com