TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra do Vietnã

Por:   •  6/3/2020  •  Seminário  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Guerra do Vietnã

Antecedentes: A guerra do Vietnã é considerada um desdobramento direto do outro conflito que havia acontecido no Vietnã entre 1946 a 1954: A guerra da Indochina. Vietnamitas vinculados ao Vietminh haviam lutado contra as tropas francesas para colocar o fim do domínio colonial da França na Região chamada Indochina Francesa (Região no sudeste da Ásia que foi colônia francesa. Nome que surgiu devido as duas regiões: Indiana(à oestes) e China (ao norte).

Guerra do Vietnã:

Conflito entre dois governos estabelecidos que lutavam pela unificação do país por sua liderança (Vietnã do Norte e Vietnã do Sul).

Vietnã do Norte: Comunista;

Governado por: Ho Chi Minh;

Apoio: China e União Soviética.

Vietnã do Sul: Anti-comunista;

Governado por: Ngo Dinh Diem;

Apoio: USA.

Ngô Dinh Diem: Achando que nas eleições o país poderia se unificar em um modelo comunista, acabou dando um golpe de estado e declarou a indepenência do Vietnã do Sul.

Começou a perseguir comunistas e possiveis revolucionários;

Perdeu apoio da população;

No entanto os EUA o apoiou,pois se o Vietnã se unificasse comunista, poderia influenciar as demais nações da Asia.

Logo, o Vietnã do Norte não aprovou.

Manchava a imagem americana de libertador, por apoiar alguém que não era a favor da liberdade pessoal. O norte explorou essa impopularidade do governador para recrutar novos Vietcongues no sul.

Dinh é morto em 1963; Americanos continuam apoiando o novo governo.

Vietcongues: Ocorria um grande fluxo de pessoas entre os dois Vietnãs, então, se aproveitando disso, o Vietnã do Norte começou a mandar guerrilheiros(vietcongues) para o sul de forma disfarçada.

Os Vietcongues conheciam o território de combate, o clima da região( Úmido, chuvoso, 40°C) e armadilhas.

Em 1959, os primeiros ataques as bases sul-vietnamitas começaram. Até então os EUA dava apoio logístico, conselheiros militares e armas. A mesma coisa com o Norte.

Os vietcongues eram populares para com a população local. Era difícil distinguir os Vietcongues dos habitantes, e os soldados cometiam atrocidades confundindo-os, sujando ainda mais a imagem dos EUA.

1964: Navio americano é atacado pelo norte, e os EUA se revoltam;

EUA começa a mandar Soldados para a guerra.(Dizem que este fato foi uma desculpa de guerra, para os EUA poder ter motivos para atacar).

(Estados Unidos não declara guerra, só envia soldados).

Operação Rolling Thunder: EUA vai com tudo na guerra. Basicamente uma série de ataques aéreos e bombardeios ao norte, feitos para mostrar o poder militar e assustar os vietcongues.

O norte tinha dominado algumas partes de Laos, para ficar na fronteira com o Vietnã do Sul, mas esses lugares eram alvos perfeitos para os Americanos. (Isso fez com que Laos fosse o país mais bombardeado da história).

Os americanos pensaram que a operação Rolling Thunder iria durar 2 meses, mas o norte continuou firme; O que era destruído, era reconstruído rapidamente.

Os soldados dos EUA eram Jovens, porém bem armados com a tecnologia militar da época. Os americanos começaram a usar armas químicas como Napalm e o Agente Laranja, substancias que destruíam as florestas e trouxeram inúmeros problemas de saúde para a população.

Tuneis: Como os EUA jogaram muitos agentes químicos, os vietcongues cavaram tuneis subterrâneos; poderiam se mover, tratar feridos, cozinhar e conectar territórios.

Além dos EUA. A Coreia do Sul, Tailândia, Austrália e Nova Zelândia enviaram soldados para reforçar o Vietnã do Sul. Os americanos acharam que estavam indo bem e que os Vietcongues estavam fracos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com