TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guiana Francesa

Por:   •  1/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3
  1. A Guiana francesa é o único território ultramarino  na América Latina que pertence à França. São 700 km de fronteira com o Estado do Amapá.  Uma das riquezas é o ouro. Os Brasileiros não tem livre acesso a essa região mas muitos arriscam a vida e atravessam para explorar ouro em garimpos clandestinos. Trinta mil pessoas, o seja uma pessoa sobre cinco vivem na clandestinidade. A policia francesa tenta controlar e arrestar os migrantes clandestinos. Diariamente muitos brasileiros são presos e expulsos de lá no entanto, é muito difícil porque quase tudo o território é de área floresta.

  1. A corrida do ouro na Amazônia francesa começou com um explorador que achou 1,5 quilo de ouro. A noticia atraiu muitas pessoas e grandes empresas americanas e canadenses compraram conceições. Mas, essas empresas preferem explorar ourou em países onde a mão de obra é mais barata. Os brasileiros  estão  então contratos para explorar o ouro. São os únicos voluntários para garimpar com um salario ínfimo.  A técnica dos garimpeiros é rudimentar: se usa lanças de agua e pequenos motores. Os resíduos estão recuperados e se usa o mercúrio para atrair o ouro diluído e amalgamar lo. As condições de trabalho são muito duras e perigosas. Os garimpeiros preferem trabalhar por sua conta e o garimpo ilegal se generaliza.

  1. A construção da barragem de Petit Saut pela EDF representa uma catástrofe ecológica na Amazônia. Primeiro, a floresta primitiva foi destruída incluindo a flora e a fauna que faziam parte da região. Segundo, a matéria orgânica foi afogada e a biomassa submersa provocou a produção de metilmercúrio.  As consequências foram graves sobre os peixes e consequentemente sobre os homens. Em fim, o lago artificial facilita a navegação na região dos caçadores, clandestinos, garimpeiros, etc.
  1. A violência e a criminal ida aumentam na região e especialmente em Saint-Elie uma pequena cidade perdida no meio da floresta. 95% da população é brasileira quase toda clandestina. As condições de vida na cidade são péssimas. A autoridade do estado desapareceu. É a lei do mais forte. Para defender-se, os garimpeiros criaram milícias para defender os seus territórios. Alguns aproveitam da situação para desenvolver-se sem medo de torturar ou matar homens por isso. Morrendo de medo, ninguém quer protestar. Jean Béna, que explora garimpos sem nenhuma preocupação controla o trabalho escravo sem impunidade. Ele explora os trabalhadores brasileiros sob a ameaça das armas e terror. A policia francesa fecha os olhos deixando essa organização governar pelo terror. O senador brasileiro Gilvan Borges pediu ao presidente francês Nicholas Sarkosy investigações e providências contra maus-tratos a garimpeiros.
  1. A deflorestação tem muitas consequências. A erosão do sol e o assoreamento dos rios gera a desaparecimento da fauna. Ademais, o corte na floresta provoca a perdida da biodiversidade. Os Wayanas, índios que vivem em reservas demarcadas  pelo governo francês a partir da Rio 92, são vitimas da exploração de ouro. Pois é impossível detectar, a olho nu, os peixes contaminados pelo mercúrio que pode contaminar mulheres gravidas e aos seus fetos. Os poderes públicos franceses são coniventes com a devastação ambiental permitindo que as mineradoras derrubem vários hectares de floresta em terras indígenas para garimpar o ouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (949.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com