TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historiografia Brasileira

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Ministério da Educação

Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia.

Departamento de Áreas Acadêmicas I

Coordenação de Ciências Humanas e Filosofia

Licenciatura em História

Professora Dr. Fabiane Oliveira

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Eduardo Vilhena

1) A partir do texto, MASSI, Fernanda Peixoto. Brasilianismo, 'Brazilianists' e discursos brasileiros. Como a imprensa concebeu e projetou o brasilianismo e os brasilianistas e quais os principais elementos que caracterizam a abordagem da grande imprensa e os jornais da imprensa alternativa.

A partir da década de 70 os brasilianistas surgem na impressa num momento de grande repercussão dos livros em território brasileiro. Os brasilianistas foram um prato cheio para a imprensa. Os escritos eram bastante abordados e alardeados pelos impressos como a revista veja, jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, sempre trazendo a ideia de “fenômeno”, colocando em cheque a real intensão dos intelectuais estrangeiros; principalmente o norte americano.

Contudo, mesmo a imprensa projetando a ideia de perigo, invasão estrangeira e alarme, raramente tentava explicar o fenômeno tão extraordinário que era o brasilianismo. A pesar da rotulação feita pelos jornais e estes façam constantes referencias a um grupo com características muito semelhantes, é possível dentro das publicações dos jornais fazer uma distinção desses grupos segundo os brasileiros entre.

A imprensa polemizava excessivamente, gerando polemica, a disputa entre os pesquisadores estrangeiros e os nacionais e faziam manchetes sensacionalistas a respeito. Nas publicações os forasteiros aparecem como privilegiados por terem verbas para pesquisa e fácil acesso a documentos. O trabalho dos brasilianistas é frequentemente colocado em dúvida pela imprensa. Algumas vezes citados como “meros acúmulos de dados”.

A imprensa alternativa trás alguns elementos semelhantes a grande imprensa. O jornal O Movimento (surge em 1975 ), trata-se de semanário de esquerda que se preocupa com a “cena Brasileira” e que defende uma posição anti-imperialista logo, anti – brasilianistas representantes da politica norte-americana. Assim como na grande imprensa, os livros dos brasilianistas são pouco resenhados, mas bastante comentado. A principal diferença do Movimento é o tom de denuncia em suas publicações, com o compromisso de trazer a verdade sobre os brasilianistas e seus reais objetivos.

Outro jornal trazido pela autora é o jornal Opinião (1972-77), também de esquerda e traz um perfil diferente, é publicações mais culturais, ligadas a cena internacional, mas preocupada coma a situação brasileira. Traz matérias de jornais estrangeiros, artigos mais analíticos e menos sensacionalistas, maior número de resenhas tem uma linha mais pluralista e menos partidária; diferenciando-se do Movimento.

2) Em 35 anos da revista de História foram registrados 5 artigos escritos por brasilianistas e 15 resenhas curtas, descritivas e neutras do ponto de vista da avaliação da obra. Finalmente dois artigos longos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com