TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Historiografia brasileira

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

[pic 2] 

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS

Licenciatura em História

/Unirio/Cederj

  1. Primeira Avaliação Distância - 2019.1

Disciplina: História da Historiografia Brasileira

 

Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Salles

Tutoria a distancia: Prof. Dr. João Carlos Escosteguy Filho

Nome:

Matrícula:

Polo:

Varnhagen, Capistrano e a construção de diferentes modelos de escrita da História no Brasil oitocentista.

Ao longo do tempo, vários foram os historiadores que contribuíram para a pesquisa histórica e suas diferentes formas de escrita. Para se compreender os contornos adquiridos, se faz importante compreender o papel da historiografia, e ao mesmo tempo, entender sua relevância para a escrita da história. Podemos ter uma dimensão dessa importância, se nos atermos à aula 1 do material didático, onde o autor discorre sobre a importância da historiografia para “a construção do conhecimento”, para referenciar seu pensamento o autor diz “Rüsen, da grande valor à historiografia porque, para ele, escrever história é articular os vários momentos da pesquisa histórica aos modos finais de organização do pensamento e da reflexão” (aula 1, pp. 13). A historiografia cumpriria o papel de estabelecer um dialogo entre um tempo passado, que se faz relevante seu estudo e a construção de um conhecimento presente e futuro. Estas relações temporais, François Hartog classifica de “regime de historicidade”.(aula 1, pp.14).

Na busca do entendimento das relações entre história, historiografia e construção de conhecimento, não podemos deixar de referenciar Francisco Adolfo de Varnhagen, tido como um dos precursores da historiografia brasileira em torno do conhecimento documental. Na analise textual de PEREIRA e SANTOS, em torno do texto de ABREU, Capistrano, ele nos dá um norte para entender a história e seus conceitos. É Preciso salientar também que, os trabalhos de Varnhagen só obtiveram consequências positivas devido o despontar do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), este, financiado pelo império para oficializar o conhecimento histórico e validar o controle português. Já no texto de Maria da Glória de Oliveira, há a argumentação sobre os trabalhos de pesquisas de Capistrano. E sobre sua escrita em capítulos ela diz:

E uma hipótese possível seria a de que a sua escrita em capítulos corresponderia a um modo de fazer história que, pautado pelos procedimentos da crítica documental, tornariam mais explícita a intencionalidade do historiador em produzir um relato verdadeiro sobre o passado, como também demarcariam os limites e a incompletude dessa intenção. (OLIVEIRA, pp.88).

Nos relatos da obra de Capistrano sobre os capítulos da história colonial, há uma exposição da geografia do Brasil, e é a partir deste espaço que se desenvolve a história. A obra do autor é considerada um relato importante sobre o entendimento moderno da história. Objetivando a verdade, seus documentos se apoiam no ineditismo e em espectadores dos relatos. O autor defende que o afastamento do pesquisador só deve se dar na manipulação das fontes e quando se interpreta as mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com